Ambipar, primeira empresa de gestão ambiental da B3, publica seu relatório de sustentabilidade

Companhia mostra ações de redução e compensação das emissões de carbono e outras atividades voltadas ao ESG, como números de mulheres na liderança e estrutura de governança .

BrandVoice Ambipar
Compartilhe esta publicação:
Divulgação
Divulgação

Relatório de sustentabilidade da Ambipar detalha ações em prol do meio ambiente, da sociedade e da governança corporativa

Acessibilidade


A Ambipar, líder em gestão ambiental e primeira empresa do setor a entrar na B3, acaba de publicar seu relatório de sustentabilidade. A empresa, que tem uma mulher como CEO, se destaca por seus serviços voltados ao desempenho sustentável com forte atuação em PD&I como grande diferencial.

O documento mostra as ações da empresa em prol do meio ambiente, além de atividades que englobam os indicadores que materializam as ações efetivas para atender aos critérios ESG, com redução das emissões de gases do efeito estufa, reforçando as ações para validar seu compromisso com as mudanças climáticas, projetos de tecnologia e inovação, diversidade e estrutura de governança corporativa.

Todas as ações mencionadas no relatório estão pautadas pelos critérios ESG. Nos indicadores ambientais a companhia destaca a instalação de painéis solares para gerar energia limpa às unidades próprias e a redução do consumo de energia elétrica.

Além disso, o relatório mostra o sistema de reuso de água de chuva com capacidade de armazenar 60 mil litros para abastecer os caminhões-pipas usados em emergências, fazer a limpeza predial e irrigação das áreas verdes da companhia. O programa de economia de baixo carbono abordado no documento cita também o uso de etanol ao invés de gasolina na frota de veículos leves, incluindo a conscientização de colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes a fazerem o mesmo. Outra ação é a implantação de carro elétrico como forma de diminuir as emissões na atmosfera.

Entre os destaques também está o setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que possui 14 patentes registradas e mais de 25 prêmios de tecnologia, inovação e sustentabilidade, além de patentes que ainda estão em processo.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Ainda nos indicadores de meio ambiente, a Ambipar relata que o processo de certificação internacional de créditos de carbono a partir da produção e uso do Ecosolo, um condicionador de solo produzido pelos especialistas de PD&I a partir de resíduos da indústria de papel e celulose. Em 2020 foi iniciado um amplo trabalho de certificação internacional desse produto na agricultura, para a geração de créditos de carbono com produtores rurais.

De acordo com a diretora de sustentabilidade da Ambipar, Onara Lima, “o histórico e cases de sucesso demonstraram a excelência em serviços e ações ambientais, materializada pela capacidade dos gestores da companhia, que traz em seu DNA, um novo conceito em pesquisa, desenvolvimento e inovação verde”.

Onara Lima, diretora de sustentabilidade da Ambipar: mulheres no conselho

Já na parte social, o documento destaca a liderança feminina na organização. Além de contar com gerentes e diretoras mulheres, a Ambipar tem Cristina Andriotti como CEO, além da própria Onara Lima como representante de ESG dentro do conselho. A Verde Ghaia, uma das empresas que compõem o grupo, também possui uma mulher como CEO.

COMPROMISSO COM A REDUÇÃO DE EMISSÕES

O relatório ressalta o compromisso assumido pela Ambipar frente às mudanças climáticas, buscando a adoção de estratégias para adaptação e mitigação dos impactos em seus negócios e na cadeia de valor. Para aprimorar a atuação no tema, em 2020, elaborou o Inventário Corporativo de Gases do Efeito Estufa (GEE), seguindo os padrões das normas International Organization for Standardization (ISO) e da metodologia do GHG Protocol.

A Ambipar compensou 100% das emissões mensuradas no inventário GEE através de aquisição de unidades de carbono verificadas do Projeto PACAJAI REDD+, que incentiva a preservação da floresta Amazônica, aumentando espaço para a vida selvagem, biodiversidade e regenerando a floresta.

Além da compensação, a companhia adotou uma série de iniciativas visando reduzir as emissões de GEE, tais como: a renovação constante da frota e o uso de carro elétrico no apoio das operações; o projeto Vá de Etanol; a geração de energia por meio de painéis fotovoltaicos nas unidades operacionais; e a preservação de áreas florestais para o sequestro de carbono. Além das ações voltadas para economia circular que contribuem para uma economia de baixo carbono.

AÇÕES DE ÂMBITO SOCIAL

Em relação aos destaques apresentados que envolvem os indicadores sociais do ESG, a Ambipar mostra uma série de apoios comunitários, realizadas no ano de 2020, como doações para ONGs, comunidades carentes e instituições, além de auxílio aos profissionais de saúde e corpo de bombeiros de cidades da região metropolitana de Campinas, através de serviços de desinfecção de ambientes ou doação de macacões impermeáveis.

Outro ponto de destaque é a diversidade existente na companhia e a liderança feminina. De acordo com o relatório, o tema “gênero no quadro funcional” possuía, em 2020, 35% de mulheres em cargos de diretoria e 41% na gerência. Destaca-se, ainda, que esse cenário ocorre naturalmente na empresa, inclusive com representatividade feminina no Conselho de Administração (CA) e a companhia é presidida por uma mulher: Cristina Andriotti. Além disso, a companhia conta com uma representante mulher do ESG dentro como parte do CA

DESCONTAMINAÇÃO PERMITE RESGATE DE BRITÂNICOS

Outro destaque do relatório se refere à relação às ações no combate à pandemia. Segundo o documento, no início da disseminação da Covid-19, a Ambipar foi contratada, por meio do segmento Response, pelo Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido. O objetivo foi auxiliar na descontaminação da aeronave Wamos, que seria usada na evacuação de cerca de 200 cidadãos britânicos e estrangeiros de Wuhan, capital da Província da China central – epicentro da pandemia. Após o evento, a Ambipar passou a prestar serviços de desinfecção de ambientes em todo o mundo e o setor de PD&I desenvolveu um desinfetante capaz de eliminar a Covid-19 por até 24 horas em objetos e superfícies.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Entre os indicadores de governança corporativa, a Ambipar apresenta no relatório toda a estrutura dos conselhos com a presença de diversidade de gênero, raça, religião, idade e pluralidade de pensamentos. Também é destaque as ações de conscientização em relação ao código de conduta e compliance da empresa por parte dos colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros e o gerenciamento de riscos com comitê específico, além de possuir diretoria dedicada à Sustentabilidade ESG, representando a agenda no conselho.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores

Compartilhe esta publicação: