Lacoste: onde o clássico se une ao moderno

Prestes a completar 90 anos, grife francesa aposta em público jovem e afirma que o Brasil é fundamental para sua estratégia global.

BrandVoice Lacoste
Compartilhe esta publicação:
Divulgação/Fouli Elia/Elle/Scoop
Divulgação/Fouli Elia/Elle/Scoop

René Lacoste (1904-1996), apelidado de“Crocodilo”

Acessibilidade


Ao ouvir o nome Lacoste, é impossível não pensar no emblema do crocodilo verde costurado no lado esquerdo de uma camisa polo de piquê. Sim, a Lacoste criou a universal polo – mas a marca de fashion sport fundada pelo tenista francês René Lacoste em 1933 tem ambições que vão além de sua icônica camisa. Transportando o legado de seu passado para o mundo atual, a Lacoste vem apostando na fusão de suas raízes no esporte com sua onipresente importância na moda.

A contratação da estilista inglesa Louise Trotter, aclamada por seu estilo minimalista, é parte fundamental desse movimento. É dela o grande feito de modernizar os códigos da marca e mostrar aos consumidores – em particular os mais jovens – que a Lacoste produz um prêt à porter moderno e acessórios que se tornam objetos de desejo, aliando a elegância francesa ao sportswear.

Divulgação/Anders Edström
Divulgação/Anders Edström

A estilista inglesa Louise Trotter

Na coleção de primavera-verão 2020, apresentada na semana de moda de Paris, a Lacoste personificou esse novo conceito. Na quadra Simmone-Mathieu, onde acontece o torneio de Roland Garros, foram mostradas versões atualizadas de seus clássicos: vestidos, camisas, trench coats e saias plissadas.

A Lacoste também vem investindo em peso no tênis – e nos tênis. Apoia eventos top como o próprio torneio de Roland Garros e o Miami Open, o time olímpico francês e o jovem tenista russo Daniil Medvedev, atual número 2 do mundo. Medvedev, aliás, ajudou a desenvolver o primeiro calçado da Lacoste feito para as quadras, batizado de AG-LT 21. Já o número 1 no ranking da ATP, o sérvio Novak Djokovic, é patrocinado pela Lacoste desde 2017 e assina coleções para a marca desde o French Open daquele ano. O brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, também ocupa o cargo de embaixador global da grife.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Em maio de 2021, a Lacoste abriu em São Paulo a primeira loja na América Latina dentro do conceito “Le Club Evolution”. Em agosto, o país foi escolhido para lançar o primeiro Instagram local e sua versão da campanha “Crocodiles Play Collective”, em um movimento sem precedentes no qual os consumidores brasileiros acompanham as novidades da marca. Além de aumentar o engajamento de sua fanbase brasileira, a maior do mundo, o lançamento do @lacostebrasil vai servir de modelo para outros países onde a Lacoste atua.

A abertura da loja-conceito e o novo Instagram local reforçam a posição da América Latina, em especial do Brasil, como um mercado essencial para a marca, reforçando na região o posicionamento da Lacoste como a marca top of mind no segmento fashion sport.

  • Fashion Show AW21 por Louise Trotter

    Divulgação
  • Fashion Show AW21 por Louise Trotter

    Divulgação
  • René Lacoste

    Divulgação

Fashion Show AW21 por Louise Trotter

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores

Compartilhe esta publicação: