Como a fibra de Kevlar® contribui para a segurança de motoristas e passageiros no Brasil

Kevlar®, da DuPont, é uma fibra de aramida usada na blindagem veicular que é cinco vezes mais resistente que o aço.

BrandVoice DuPont
Compartilhe esta publicação:
Divulgação
Divulgação

A fibra de Kevlar®️, invenção da DuPont, é cinco vezes mais resistente que o aço e sinônimo de categoria em proteção balística

Acessibilidade


O Brasil é o país com a maior frota de carros blindados do mundo. São cerca de 265 mil veículos licenciados com proteção balística, número que deverá crescer neste ano com a expectativa de reaquecimento do setor automotivo e a retomada da economia.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) projeta para 2021 a comercialização de 2,32 milhões de veículos no país, um crescimento de 13% sobre o ano passado, quando foram vendidas 2,06 milhões de unidades. Em 2019, foram 2,8 milhões.

Com a possível alta na procura pelo serviço de blindagem veicular no país, aumenta a responsabilidade de montadoras, blindadoras e demais empresas da cadeia de blindagem veicular do país informarem, ao consumidor, todas as características técnicas do serviço e dos produtos utilizados.

Divulgação
Divulgação

Marcelo Fonseca, líder do segmento de Defesa para a América Latina da DuPont

“O que muitos consumidores não sabem é que há diferenciais importantes nos materiais utilizados nas blindagens automotivas”, afirma Marcelo Fonseca, líder do segmento de Defesa para a América Latina da DuPont, que tem no DNA soluções de proteção e segurança. “É importante pesquisar as características desses produtos não só porque vão influenciar no desempenho do veículo, mas principalmente porque estamos falando sobre a segurança e a vida das pessoas que estão dentro dele.”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

São Paulo, um centro de excelência em blindagem

A multinacional é a inventora de Kevlar®, fibra de aramida utilizada na blindagem veicular que é cinco vezes mais resistente que o aço e sinônimo de categoria em proteção balística. O Kevlar® usado para proteger motoristas e passageiros é o mesmo presente em viaturas militares de combate e transporte de tropas, aviões, helicópteros e navios.

O laboratório de balística da DuPont no estado de São Paulo é um dos três centros de excelência em blindagem veicular da multinacional no mundo. “Como atuamos há décadas com conteúdo nacional, próximo aos usuários finais e dando suporte de P&D junto à indústria, blindadores e OEM (Original Equipment Manufacturer), temos ajudado a revolucionar a blindagem no país, com o mesmo portfólio presente em outros países e a vantagem de contarmos com tecnologias brasileiras de blindagem veicular”, afirma Fonseca.

Segundo o executivo, um dos grandes exemplos é o lançamento recente de DuPont™ Kevlar® Prepreg HA K260, um tecido balístico de Kevlar® pré-impregnado, nova tecnologia produzida no país para blindagem veicular – esta ficando 25% mais leve, 35% menos espessa e 30% mais flexível comparada às soluções tradicionais do mercado, com a mesma segurança.

A história da blindagem

O Kevlar® foi inventado por Stephanie Kwolek, pesquisadora e cientista da DuPont, em 1965. Ela buscava um material mais resistente para o revestimento de pneus quando se deparou com a fórmula do Kevlar® – até então um líquido que parecia não ter utilidade, mas, graças à genialidade e aos experimentos de Kwolek, tornou-se referência em proteção balística.

Com a evolução do material ao longo dos anos, descobriram-se infinitas aplicações para o Kevlar®: de equipamentos de proteção corporal de militares e policiais do mundo inteiro aos trajes de astronautas e proteção de espaçonaves; de fibras óticas no fundo do oceano a smartphones; e, claro, em uma de suas principais aplicações: a blindagem veicular.

“A blindagem tem passado por uma grande revolução no mundo, com novas tecnologias que oferecem estruturas mais leves com o mesmo nível de segurança, inclusive para atender veículos híbridos e elétricos. E o Brasil já tem tecnologia própria no desenvolvimento de estruturas de blindagem. Este segundo semestre chega com alta expectativa de que será o início de uma forte retomada no segmento”, conclui Marcelo Fonseca.

DuPont™ Kevlar® tem o hub de conteúdo Blindagem Original, que reúne informações sobre todo o mercado de blindagem automotiva, como normas, níveis de proteção, documentação exigida para o veículo, materiais usados no serviço, lista de blindadoras que trabalham com Kevlar® original e a importância em usar a fibra aramida da DuPont. Para saber as novidades e tirar dúvidas sobre o segmento, visite www.blindagemoriginal.com.br.

  • O Kevlar®️ usado para proteger motoristas e passageiros através da blindagem de veículos também está presente em viaturas militares de combate e transporte de tropas, aviões, helicópteros e navios

    Divulgação
  • Há diferenciais importantes nos materiais utilizados nas blindagens automotivas

    Divulgação
  • O laboratório de balística da DuPont no estado de São Paulo é um dos três centros de excelência em blindagem veicular da multinacional no mundo

    Divulgação
  • A solução balística produzida com DuPont Kevlar®️ Prepreg HA K260 deixa a blindagem do veículo 25% mais leve, 35% menos espessa e 30% mais flexível que as soluções tradicionais do mercado, com a mesma segurança

    Divulgação

O Kevlar®️ usado para proteger motoristas e passageiros através da blindagem de veículos também está presente em viaturas militares de combate e transporte de tropas, aviões, helicópteros e navios

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores

Compartilhe esta publicação: