As tradings Amaggi, LDC (Louis Dreyfus Company), Cargill, ADM (Archer Daniels Midland) se juntaram ao TIP Bank para criar uma empresa de logística e pagamentos de fretes rodoviários do agronegócio, avançando em um segmento importante para captar margens de negociação de grãos.
A nova empresa, cujo nome será comunicado posteriormente, buscará dar mais eficiência e transparência à logística do agronegócio, setor que movimenta anualmente cerca de R$ 48 bilhões no país, informaram as companhias ontem (15). Os sócios serão donos em partes iguais na “logfintech”.
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Com o acordo, que será submetido à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e seguirá para aprovação do Banco Central, as companhias do agronegócio ADM e Cargill se juntam à Cargueiro, criada em 2019 por Amaggi e Dreyfus, que já conta com cerca de 100 mil caminhoneiros e transportadoras cadastradas.
O Tip Bank, por sua vez, é uma plataforma que teve origem em Mato Grosso em 2007, com o propósito de ser um instrumento de meio de pagamentos para o modal rodoviário do campo. Seus usuários têm benefícios como cartão-frete, que oferece descontos no abastecimento de combustível em uma rede de mais de mil postos credenciados.
Graças principalmente ao agronegócio, o Brasil é o terceiro maior mercado de transporte rodoviário global, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A utilização disseminada de smartphones no setor, somada ao acesso cada vez amplo à internet e às mudanças regulatórias, vem acelerando a digitalização do agronegócio.
“A revolução digital exige constante atualização e dedicação exclusiva. Queremos ser o parceiro que possibilite que o caminhoneiro, o transportador e o embarcador sejam incluídos nessas transformações sem perder o foco em suas atividades”, destacou Luis Barbieri, executivo que está conduzindo a operação, em comunicado.
A nova empresa deverá disputar mercado com a Bunge, que anunciou em maio uma parceria com a provedora de soluções de logística e tecnologia Target para criar a empresa Vector, com foco na digitalização do processo de contratação de frete rodoviário e outros serviços. A empreitada veio após pouco mais de um ano de funcionamento do aplicativo Vector, desenvolvido pelas companhias para a contratação de fretes da Bunge. (com Reuters)
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