Carbon, Volvo e Jaguar Land Rover: garantia de qualidade e segurança

Divulgação

A garantia da qualidade da blindagem de veículos civis envolve diversos processos. Um deles é atender às exigências e aos requisitos de qualificação de fornecedores das montadoras. Para fazer jus a essa classificação no segmento de proteção e segurança, é preciso que as blindadoras sejam certificadas ou homologadas pelas marcas. Ou seja, é necessário receber a confirmação de que o processo de fabricação da blindagem atende aos padrões exigidos pelas montadoras, mantendo as características originais dos modelos e, por consequência, suas respectivas garantias.

No início deste ano, a Carbon Blindados recebeu da Volvo Cars a homologação exclusiva para a blindagem de fábrica dos modelos XC40, XC60 e XC90 para o mercado brasileiro e XC60 e XC90 para exportação. Dessa forma, o Brasil, por meio da Carbon, passa a ser a base de produção de modelos blindados da marca.

Esse foi o resultado de um dos maiores projetos de desenvolvimento de blindagem de veículos civis do mundo, que uniu duas grandes equipes de engenharia. Em pouco mais de um ano, a Carbon, líder do mercado brasileiro e a maior blindadora de veículos civis do mundo, e a Volvo Cars estiveram empenhadas em oferecer os mais altos níveis de segurança a seus clientes.

Esse audacioso projeto envolveu novos processos de produção na planta da blindadora, somando mais de 15 mil horas dos mais de 100 profissionais das duas empresas. Só para os testes balísticos foram dedicadas 960 horas – e, para tanto, foram desenvolvidos nada menos que 12 protótipos.

Divulgação
Divulgação

Daniel Deleu, cofounder e diretor de Relações Institucionais da Carbon

Para atender à nova demanda, a planta da Carbon, em Barueri (SP), abriu um novo espaço em seus mais de 20 mil metros quadrados para abrigar uma nova linha de produção exclusiva para os modelos da marca sueca.

“Sermos nomeados pela Volvo Cars como a blindadora oficial e exclusiva da marca no mundo, capaz de atender aos seus exigentes níveis de segurança, reafirma nosso compromisso em oferecer produtos com alto nível de qualidade e tecnologia, certificados internacionalmente”, afirma Daniel Deleu, cofounder e diretor de Relações Institucionais da Carbon.

Os veículos passaram por testes certificados pela Beschussamt (autoridade alemã em testes balísticos), que comprovaram a eficiência da blindagem em todos os calibres homologados para o Nível III-A do padrão NIJ (National Institute of Justice, dos EUA). Os modelos ainda possuem a certificação para o Nível III-B do NIJ.

Jaguar Land Rover

Divulgação
Divulgação

A planta da blindadora em Barueri (SP), com 20 mil metros quadrados

A Carbon também é detentora da certificação para todos os modelos das marcas Jaguar Land Rover. Essa parceria avançou para a criação de uma linha de produção exclusiva, centralizando o controle de qualidade e o acompanhamento individual dos processos. Dessa forma, cada etapa de blindagem atende com perfeição às especificações técnicas da montadora.

A equipe da Carbon dedicada com exclusividade para os modelos Jaguar Land Rover foi treinada com o acompanhamento da fábrica e segue um manual de blindagem exclusivo, onde estão configuradas características e instruções específicas – como o controle de torque de itens de segurança, por exemplo.

Para atender à nova tendência mundial de mobilidade sustentável, a Carbon também desenvolveu processos específicos para modelos híbridos ou elétricos das marcas.

“Receber a homologação e a certificação de montadoras como Volvo e Jaguar Land Rover significa atender aos mais exigentes padrões de qualidade do mundo, o que para nós é motivo de grande orgulho”, conclui Deleu.

*Infomercial é conteúdo patrocinado, de responsabilidade exclusiva dos autores, e não reflete a opinião da Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).