Conectando o Brasil com o futuro

Divulgação

Inteligência artificial, internet das coisas, big data, blockchain, robótica, computação em nuvem. A tecnologia impacta os mais diversos setores da economia e transforma o modo como trabalhamos de maneira irreversível. Há nessa jornada, no entanto, uma certeza: por mais tecnológico que seja o futuro, o ser humano estará sempre no centro da inovação e da transformação digital.

Preparar os profissionais para um cenário cada vez mais fundamentado em tecnologia significa entender quais habilidades serão necessárias para que pessoas e máquinas se complementem. Tarefas que podem ser automatizadas ou impulsionadas por inteligência artificial tendem a ser executadas por robôs, enquanto aos humanos caberão funções que necessitem da inteligência humana e que requeiram pensamento crítico, emoção, ética e empatia.

A Cisco acredita que a formação e a capacitação dos brasileiros é tão importante quanto investir em departamentos de Pesquisa & Desenvolvimento. É com o investimento em pessoas que se formam profissionais preparados para um mercado de trabalho em constante mutação, que permitirão às empresas explorarem as inovações de um novo mundo digital.

Um componente fundamental dessa visão se materializa em programas que preparam pessoas para o mercado de trabalho do futuro. A Cisco Networking Academy é um exemplo disso. Presente em todos os estados brasileiros, o programa foi criado para fomentar o desenvolvimento de habilidades profissionais e carreiras no setor de TI. Há 20 anos em operação no país, já formou mais de 300 mil brasileiros.

Sob uma perspectiva global, a iniciativa de responsabilidade social corporativa da Cisco mudou a vida de milhões de estudantes, em 180 países, por meio da educação, treinamento técnico e mentoria de carreira. O objetivo é gerar um impacto ainda mais positivo, capacitando indivíduos e empresas com habilidades de resolução de problemas e tecnologias transformadoras.

Em parceria com 22 mil educadores e instrutores em 10.400 academias pelo mundo, a Cisco Networking Academy trabalha para oferecer os melhores currículos para o mundo atual, em diversas frentes de conhecimento. Entender como a tecnologia avança e transforma a sociedade, antecipar-se e estar preparado para liderar as mudanças é fundamental para qualquer pessoa e organização.

A conectividade muda o mundo. O profissional do futuro precisa estar antenado nisso. Deve não apenas saber fazer a remodelação do negócio. Ele deve saber como transformar sua própria carreira.

* BrandVoice® é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).