Kohler expande negócios no Brasil com foco em luxo e design inovador

Com 145 anos no mercado, líder global no segmento de louças e metais abre dois Kohler Experience Centers no país.

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Larry Yuen, presidente global de kitchen and bath da Kohler, e Norbert Schmidt, vice-presidente global de operações kitchen and bath

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Aliando luxo e inovação, a Kohler, marca americana líder na fabricação de louças e metais para cozinhas e banheiros, está expandindo seus negócios no Brasil. A empresa, que está presente em todos os continentes, conta agora com duas lojas-conceito no país: uma em São Paulo e outra em Brasília.

A líder global no segmento iniciou suas operações no Brasil com a aquisição, em 2014, da fábrica da Fiori em Andradas, no interior de Minas Gerais. Desde então, a capacidade de produção foi duplicada e a empresa conta hoje com mais de mil funcionários.

“Nós lançamos a marca oficialmente em 2017 no Brasil com o objetivo de trazer algo único para o mercado do país, que contava com diversas marcas boas, mas nenhuma internacional. Os consumidores e designers merecem e querem o melhor, e nós queremos dar isso a eles. Não apenas o melhor do Brasil, mas o melhor de Miami, Singapura e diversas outras partes do mundo”, afirma Larry Yuen, presidente global de kitchen and bath da companhia.

Norbert Schmidt, vice-presidente global de operações kitchen and bath, atribui a grande aderência da marca no país ao “público refinado que está buscando os melhores produtos para suas casas, contando com experiência de luxo e alta performance”.

Além da aposta nos Experience Centers, a Kohler conta com lojas administradas por parceiros em diversos locais do país e está planejando lançar seu e-commerce em meados de 2022. Para os executivos, a empresa já tem uma ótima reputação entre os brasileiros que conheceram a marca no exterior, e o desafio agora é trazer novos consumidores para as lojas daqui.

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“Para esse processo, acreditamos que o online é muito importante, mas ainda confiamos muito em nossas lojas, onde é possível experimentar os produtos, conhecer as tecnologias e ver sua qualidade de perto”, diz Yuen.

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a contar com o Kohler Experience Center, iniciativa de grande importância para o desenvolvimento da marca em outros países. “Há pouco tempo, nossos negócios na América Latina e nos Estados Unidos faziam parte de um pacote só.  Quando tomamos a decisão de aumentar o nosso alcance, o Brasil foi o primeiro país a ser considerado”, conta Schmidt.

A marca investiu alto na fábrica para oferecer “produtos de qualidade a um preço justo” para o consumidor. Outro investimento importante foi trazer para cá uma equipe que entendesse as vontades e gostos dos clientes de forma personalizada. “Mesmo sendo uma empresa global, nos orgulhamos em atuar de forma muito local em todos os cantos em que estamos presentes, entendendo o que faz sentido para cada cliente”, completa.

Yuen revela que as operações da Kohler não foram prejudicadas pela pandemia e que as perspectivas para 2022 são positivas. “Nós temos 145 anos de experiência no mercado, então não olhamos para um ano, nós olhamos para cinco, dez anos. Sabemos que, no curto prazo, o mercado vai subir e descer, mas nós nunca paramos de investir. A economia pode ter seus altos e baixos, mas a Kohler sempre está preparada.”

Para Schmidt, as parcerias da empresa têm um relevante papel em seu sucesso e devem seguir com força no próximo ano. Ele afirma que não seria possível chegar a esse patamar sem colaboração, tanto no setor de vendas quanto no de produção. “Os investidores que querem trabalhar com a gente e representar a Kohler são a força para a empresa crescer no país.”

 

* BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

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