Poços de Caldas: atraindo turistas e investimentos

Cidade famosa pela beleza romântica e pelas águas termais amplia sua vocação e atrai grandes empresas.

Brand Voice Prefeitura de Poços de Caldas
Compartilhe esta publicação:
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Poços: beleza, qualidade de vida e infraestrutura

Acessibilidade


Conhecida há gerações por seu apelo turístico e pelas águas termais “milagrosas”, Poços de Caldas tem se destacado pela capacidade de atração de investimentos. Empresas de grande porte estão optando pela cidade mineira como novo endereço de suas atividades, e aquelas que já tinham atuação consolidada na região têm ampliado suas operações.

Vários fatores explicam a escolha. Por ficar na divisa com São Paulo, com o qual é ligada por boas estradas, Poços de Caldas é um ponto geográfico estratégico. A cidade tem espaço para crescer e oferece a possibilidade do uso da linha férrea.

O município mantém laços estreitos com o governo do estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi). A parceria fomenta a instalação de novos negócios ao oferecer incentivos fiscais e ao agilizar sua implantação.

Entre as empresas atraídas por Poços e que estão gerando empregos e renda por toda a região estão Danone, Ferrero, Frutty, Thyssenkrupp, Alcoa, Lorenzetti e Prysmian Group. A Docol, maior exportadora de metais sanitários da América Latina, anunciou sua instalação na cidade, com investimento inicial de R$ 300 milhões e perspectiva de ampliação no médio prazo, podendo girar no município cerca de R$ 1 bilhão. No segundo semestre de 2021, sete novas empresas se instalaram no Distrito Industrial de Poços de Caldas.

Qualidade de vida

Poços tem um dos maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. É uma das poucas cidades do país a gerar sua própria energia elétrica e a ter 100% do esgoto e da água tratados. Por serem empresas públicas, a DME Distribuição (DMED) e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) oferecem preços mais competitivos, além da agilidade no atendimento às novas empresas.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O gás natural (GLP) é outro trunfo: desde que foi implantado, em 2010, no sul de Minas, é usado por empresas e indústrias de vários segmentos, proporcionando ganho de produtividade e competitividade.

Poços foi também um exemplo no combate à Covid-19, com ampliação de leitos e contínua cobertura vacinal. Foi pioneira na criação de programas de recuperação econômica e auxílio às pessoas afetadas.

Na educação, o município ostenta altos índices de desempenho e orgulha-se de oferecer vagas a todas as crianças e adolescentes, sem filas de espera. Poços de Caldas é também um polo universitário e de mão de obra qualificada. A qualificação é fundamental diante do oferecimento de novas vagas de emprego. O município conta com diversas instituições parceiras e todo o Sistema S (Sesi, Senai/Fiemg, Sest/Senat, Sesc, Senac), que realizam qualificações gratuitas aos futuros profissionais.

Está em processo de implantação o monitoramento por câmeras na cidade, com recursos de reconhecimento facial, identificação de veículos e integração de todas as autoridades para elevar a segurança.

A cidade inaugura o primeiro eletroposto de recarga rápida do estado. Dentro do projeto “Poços + Inteligente”, os usuários de veículos elétricos poderão recarregá-los de forma gratuita, usando a energia gerada por uma usina fotovoltaica criada para o projeto.

Por tudo isso, é hora de você conhecer Poços de Caldas. É hora de conhecer o futuro.

  • Fotos: Divulgação

    Poços tem um dos maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil

  • Fotos: Divulgação

    Conhecida há gerações por seu apelo turístico e pelas águas termais “milagrosas”, Poços de Caldas tem se destacado pela capacidade de atração de investimentos

  • Fotos: Divulgação

    É uma das poucas cidades do país a gerar sua própria energia elétrica e a ter 100% do esgoto e da água tratados

  • Fotos: Divulgação

    Na educação, o município ostenta altos índices de desempenho e orgulha-se de oferecer vagas a todas as crianças e adolescentes, sem filas de espera

  • Fotos: Divulgação

    O município conta com diversas instituições parceiras e todo o Sistema S (Sesi, Senai/Fiemg, Sest/Senat, Sesc, Senac), que realizam qualificações gratuitas aos futuros profissionais

  • Foto: Divulgação

    Está em processo de implantação o monitoramento por câmeras na cidade, com recursos de reconhecimento facial, identificação de veículos e integração de todas as autoridades para elevar a segurança

  • Fotos: Divulgação

    Poços de Caldas é também um polo universitário e de mão de obra qualificada. A qualificação é fundamental diante do oferecimento de novas vagas de emprego

  • Fotos: Divulgação

    A cidade tem espaço para crescer e oferece a possibilidade do uso da linha férrea.

  • Fotos: Divulgação

    Por ficar na divisa com São Paulo, com o qual é ligada por boas estradas, Poços de Caldas é um ponto geográfico estratégico

Fotos: Divulgação

Poços tem um dos maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil

* BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

Compartilhe esta publicação: