Cientistas dizem que coronavírus é transmissível pelo ar e pedem revisão à OMS

Getty Images
Getty Images

Centenas de cientistas disseram haver indícios de que partículas menores do novo coronavírus circulando no ar podem infectar

Centenas de cientistas disseram haver indícios de que partículas menores do novo coronavírus circulando no ar podem infectar as pessoas e estão pedindo à Organização Mundial da Saúde (OMS) que revise suas recomendações, noticiou o jornal “New York Times” no sábado (4).

A OMS disse que a doença é transmitida principalmente de pessoa a pessoa através de gotículas pequenas do nariz e da boca que são expelidas quando uma pessoa com Covid-19 tosse, espirra ou fala.

VEJA TAMBÉM: Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, e fique por dentro de tudo sobre empreendedorismo

Em uma carta aberta à agência, que os pesquisadores planejam publicar em um periódico científico na semana que vem, 239 cientistas de 32 países delinearam os indícios que indicam que partículas menores podem contaminar as pessoas, disse o New York Times.

“Estamos cientes do artigo e estamos analisando seus conteúdos com nossos especialistas técnicos”, disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, em uma resposta por e-mail a um pedido de comentário da Reuters.

Seja transmitido por gotículas grandes que percorrem o ar após um espirro ou por gotículas muito menores que, expelidas, podem atravessar a extensão de um cômodo, o coronavírus é transmissível pelo ar e pode infectar as pessoas quando inalado, disseram os cientistas, de acordo com o “NYT”.

Mas a agência de saúde disse que os indícios não são convincentes, sempre segundo o jornal.

“Especialmente nos últimos dois meses, dissemos várias vezes que consideramos a transmissão pelo ar possível, mas certamente não comprovada por indícios firmes ou sequer claros”, disse a doutora Benedetta Allegranzi, principal autoridade técnica de prevenção e controle de infecções da OMS, segundo uma citação do “NYT”. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).