Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes MKT / Mais que uma rede: Twitter foi queridinho da publicidade brasileira

Mais que uma rede: Twitter foi queridinho da publicidade brasileira

Plataforma que começa a ficar fora do ar neste sábado, 31, já teve a quarta principal operação no Brasil e chegou a mais de 22 milhões de usuários no país

Pacete
31/08/2024 Atualizado há 9 meses

Acessibilidade

Divulgacao Twitter/Guto Marcondes

Em 17 de agosto, Elon Musk anunciou o fim das operações da empresa no Brasil.

Desde 2008 no Brasil, o Twitter, atual X, que ficou fora do ar neste sábado, 31, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), já foi uma das plataformas preferidas de investimento por parte do mercado publicitário nacional. Em 2021, a rede chegou a ter no Brasil sua quarta principal operação.

No final de 2022, tinha 24 milhões de usuários, número que, em janeiro deste ano, segundo a Snaq, chegava a 22 milhões. Ainda de acordo com a empresa de monitoramento, a rede tem, em média, 9,3 milhões de brasileiros que se configuram como usuários ativos mensais.

Leia também

  • Forbes MKT

    Mozi: A Nova Rede Social do Cofundador do Twitter

  • Forbes MKT

    Do Nascimento Do Twitter Ao Surgimento do Uber: 5 Momentos Icônicos Do SXSW

  • Foto de Elon Musk
    Forbes Money

    SEC Processa Elon Musk por Divulgação Tardia de Participação no Twitter

Em 17 de agosto, Elon Musk, proprietário do Twitter desde 2022 quando pagou US$44 bilhões pela rede, anunciou o fim das operações da empresa no Brasil. A decisão foi tomada pelo perfil oficial de relações internacionais do X e causou a demissão de cerca dos 40 funcionários da rede que atuavam no país.

De 2017 a 2020, a rede foi comandada no Brasil por Fiamma Zarife, uma das mais renomadas líderes de empresas de tecnologia na região que, atualmente, conduz o AirBnb. Assim que assumiu como Country Manager, em entrevista à Forbes Brasil, Fiamma destacou que o negócio ia além da propaganda, em si.
​​
“Além da publicidade das marcas, estamos trabalhando para oferecer consultoria estratégica às agências e empresas anunciantes. Como o mundo digital está conquistando mais verbas de marketing, temos a oportunidade de oferecer formatos inovadores dentro do timing certo”, disse Fiamma.

Senso de comunidade

Com uma receita publicitária global que, em 2023, foi de US$2,5 bilhões, o Twitter desempenhou um papel importante para o mercado brasileiro. De acordo com Cristiane Camargo, CEO do IAB Brasil, entidade que trabalha para o desenvolvimento da publicidade digital, o Twitter trouxe cenários bem inovadores a partir do seu lançamento.

“Estávamos em uma época de descoberta do que seria a publicidade digital e ainda havia um caminho intermediário para a publicidade offline.. Nessa época, as peças publicitárias tinham continuidade e sustentação de campanha no digital e as ferramentas de busca estavam encontrando seus lugares na indexação dos links patrocinados e muito SEO”, explica.

De acordo com a executiva, naquele contexto, o Twitter ampliou as possibilidades e criou ambientes de conversas entre pessoas e marcas. “Consolidou o que chamamos de senso de comunidade e deu espaço para um ambiente mais solto, além de uma visão pioneira de continuidade e ampliação das mensagens quando integradas aos outros meios. O Twitter, sem dúvida alguma, mostrou um caminho muito fértil na integração dos meios e abriu caminhos para a potência que existe nas conversas”, conclui Cristiane.

Contribuição para a publicidade digital

Para o publicitário Guilherme Jahara, que já passou por algumas das principais agências de publicidade do Brasil e, atualmente é sócio e co-CCO da Dark Kitchen Creatives, o formato ágil e dinâmico permitiu que as marcas aproveitassem tendências, gerassem conversas e participassem de momentos culturais em tempo real.

“O Twitter foi precursor ao fazer parcerias estratégicas com marcas e eventos, antes de outras redes sociais. Isso ajudava os anunciantes a se conectarem de maneira autêntica e contextual com audiências específicas, aumentando a visibilidade e a relevância das mensagens. Um ótimo exemplo é o que as marcas vinham fazendo durante o BBB e transmissões esportivas – do futebol, mais popular, a modalidades em plena ascensão, como NBA e NFL”, destaca Jahara.

Big techs e democracias

Na análise de Sthefano Cruvinel, presidente da EvidJuri, a decisão de Elon Musk de encerrar as atividades da plataforma X no Brasil, após discordâncias com decisões judiciais, evidencia uma crescente tensão entre corporações globais de tecnologia e soberanias nacionais. “O anúncio abrupto reflete uma falta de diálogo entre a empresa e seus colaboradores, além de destacar o atrito entre a justiça brasileira e as operações globais.”

Para Camila Costa, CEO da agência iD\TBWA, “é uma contradição pensar que o Twitter chegou e se fortaleceu ao dar espaço para que as pessoas colocassem suas opiniões e se posicionassem em temas relevantes. Foi a plataforma que nos fez desbravar a segunda tela com formatos inovadores e abriu oportunidades infinitas de interação simultânea. Potencializou os maiores momentos da TV brasileira e facilitou a conexão com momentos de experiência de marca também fora das telas.”

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    O Que os Super Ricos Comem nos Lounges de Luxo nos Aeroportos

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • CEO do Twitter
  • Elon Musk
  • Twitter

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • liderança mulheres
    Carreira

    Mais Diplomas, Menos Poder: Mulheres São Maioria nas Universidades, Mas Minoria no Topo

Últimas Notícias

  • mulheres investidoras

    Misturando Renda Fixa e Variável, Itaú Asset e B3 Lançam Primeiro ETF Híbrido do Brasil

  • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

    Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

  • Apple Anuncia Novos Recursos de Acessibilidade, Incluindo Anotador em Braile

  • viajar

    5 Coisas Que a Gente Só Aprende Quando Viaja (ou Sai do Lugar de Sempre)

  • carteira de trabalho

    Desemprego Afeta a Saúde Mental; Eis o Que Fazer para Minimizar Esse Impacto

  • Getty Images

    Ibovespa Renova Máxima Histórica Intraday e Ronda os 139 Mil Pontos

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.