Unigel inicia produção de fertilizantes nitrogenados em Sergipe

A planta tem a capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia e 450 mil de amônia.

Redação
Compartilhe esta publicação:
David Mercado/Reuters
David Mercado/Reuters

As duas unidades poderão produzir até 1,15 milhão de toneladas de ureia por ano

Acessibilidade


A Unigel, uma das maiores empresas químicas do Brasil, iniciou a produção de amônia e ureia em sua unidade de fertilizantes nitrogenados em Laranjeiras (SE), arrendada da Petrobras, tornando-se a maior produtora nacional de adubos nitrogenados, informou a companhia hoje (11) em nota.

A planta de Sergipe, uma das duas que foram arrendadas pela petroleira estatal à Unigel, tem a capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio.

LEIA TAMBÉM: Unigel capta US$ 110 mi para ativos de fertilizantes da Petrobras

A outra fábrica de nitrogenados, que ainda não entrou em operação, fica em Camaçari (BA). Ambas foram arrendadas por dez anos, prorrogáveis por igual período.

A companhia reiterou que uma das motivações para o arrendamento “foi a oportunidade de ampliar a presença da Unigel no segmento agro, em que o Brasil ocupa posição de destaque global, mas que, em alguns casos, depende quase que exclusivamente de insumos importados”.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“Além de se tornar uma empresa relevante no agronegócio, a Unigel também dá um importante passo na integração da cadeia de valor ao produzir amônia, matéria-prima fundamental para a produção de acrílicos. Com isso, a empresa deixa de depender da importação desse insumo para abastecer o próprio negócio”, disse em nota o presidente da Unigel, Roberto Noronha.

Juntas, as duas unidades poderão produzir até 1,15 milhão de toneladas de ureia por ano, o equivalente a um terço da produção de ureia na América Latina em 2019 (3,43 milhões de toneladas), disse a Unigel, citando dados da International Fertilizer Association. Somadas, as fábricas também terão a capacidade de produção de 925 mil toneladas de amônia por ano.

O Brasil importou 7,1 milhões de toneladas de ureia em 2020, disse a Unigel, citando dados oficiais.

Fundada em 1966, a companhia está no Brasil (nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo) e no México (nos Estados do México, San Luís Potosí e Veracruz). (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: