Exportação de soja do Brasil segue em forte alta até 2ª semana de janeiro

Já a média diária de exportações de açúcar caiu para 60,35 mil toneladas.

Reuters
Compartilhe esta publicação:
José Roberto Gomes/Reuters
José Roberto Gomes/Reuters

Os embarques de soja chegaram a 124,28 mil toneladas por dia

Acessibilidade


O Brasil exportou 124,28 mil toneladas de soja por dia até a segunda semana de janeiro, expressiva alta ante a média diária de 2,47 mil toneladas vista no primeiro mês do ano passado, mostraram dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) hoje (17).

O salto nos embarques ocorre em meio a maiores estoques de passagem de 2021, aliados à colheita da nova safra que está começando no Brasil. Em janeiro do ano passado, a oferta da safra anterior era restrita.

LEIA TAMBÉM: AgroRound: Marfrig, Castrolanda, Boa Safra, TMG e outras notícias do campo

Mais cedo, as consultorias Pátria AgroNegócios e AgRural estimaram separadamente que a colheita de soja está abaixo de 2% da área da safra 2021/22, em meio a atrasos causados pela chuva. Ainda assim, o ritmo está à frente do mesmo período do ano passado, quando a oleaginosa foi plantada mais tarde por falta de umidade do solo.

Ainda de acordo com a Secex, a média diária de exportações de açúcar atingiu 60,35 mil toneladas, contra 100,14 mil toneladas exportadas ao dia em janeiro do ano passado.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Além de não ter sido registrada moagem de cana-de-açúcar no principal polo produtor do país, o centro-sul, durante a segunda quinzena de dezembro, as usinas não devem começar a próxima safra antecipadamente, o que limita a disponibilidade do adoçante.

Compartilhe esta publicação: