Spike Lee é o novo mentor de Cinema do programa Rolex Mentor & Protégé

Bart Michiels/Divulgação
Spike Lee, mentor da categoria Cinema do próximo biênio do programa Rolex Mentor & Protégé

Com um coro uníssono e empolgado (wow!), a plateia do Baxter Theatre reagiu ao anúncio do cineasta Spike Lee como mentor de Cinema do próximo biênio (2020-2021) do programa Rolex Mentor & Protégé. A revelação aconteceu ontem (8) à noite, na Cidade do Cabo (África do Sul), após a apresentação dos trabalhos resultantes no biênio anterior nas categorias Música, Dança, Literatura e Arquitetura. A notícia ocorre menos de um mês após o diretor de “Faça a Coisa Certa” e “Infiltrado na Klan” ser escolhido como presidente do júri do Festival Internacional de Cinema de Cannes, em maio.

Spike, de 62 anos, receberá da secular relojoaria suíça 100.000 francos suíços para dar uma tutoria artística individual a um jovem talento do cinema que também foi divulgado ontem: o norte-americano Kyle Bell, de 33 anos, que já é reconhecido por trabalhar com a temática da valorização da cultura dos índios nativos norte-americanos – Bell receberá 40.000 francos suíços durante a mentoria.

O Rolex Mentor & Protégé é uma iniciativa da marca que coloca em prática o legado deixado por seu fundador Hans Wilsford: a perpetuação e a transmissão do conhecimento artístico de uma geração para outra, mesclando cultura dos quatro cantos do planeta. O programa acontece desde 2002 e já contou com a participação de dois brasileiros: Gilberto Gil (mentor da egípcia Dina El Wedidi, categoria Música, biênio 2012-2013) e Julián Fuks (aprendiz do moçambicano Mia Couto, categoria Literatura, biênio 2018-2019).

LEIA MAIS: Brasileiro é vencedor dos Prêmios Rolex de Empreendedorismo 2019

Os outros mentores anunciados ontem foram: a britânica Phyllida Lloyd (Teatro), a norte-americana Carrie Mae Weems (Artes Visuais) e o norte-americano de ascendência porto-riquenha Lin-Manuel Miranda (Categoria Aberta). Eles serão os tutores da norte-americana Whitney White e da colombiana Camila Rodriguez Triana respectivamente (o aprendiz de Lin-Manuel ainda não foi definido; assim como a sede de apresentação dos projetos do próximo biênio – o evento nunca aconteceu na América do Sul).

Bart Michiels/Divulgação
O jovem norte-americano Kyle Bell com seu mentor, Spike Lee

Acompanhe a cobertura completa deste fim de semana – que começou na sexta-feira (7) com a partida amistosa entre Roger Federer e Rafael Nadal para mais de 50 mil pessoas, no Estádio da Cidade do Cabo (até Bill Gates apareceu para bater uma bolinha, fazendo dupla com Federer) – na próxima edição da FORBES.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).