Os 9 melhores relógios da feira digital Watches & Wonders 2020

ReproduçãoForbes
O Hermès Arceau L’heure de la lune tem um movimento interno altamente técnico e um mostrador lunar

Com a economia mundial tentando se recuperar da pandemia de coronavírus e eventos públicos cancelados em todo o mundo, a Watches & Wonders Geneva 2020 (anteriormente SIHH) foi transferida para uma plataforma digital. No geral, o conceito foi bem recebido pelo segmento.

No total, 19 marcas decidiram participar, dez da holding de luxo Richemont e nove relojoeiros independentes. Apesar do estado da economia global, a alta relojoaria permaneceu fiel à sua identidade, produzindo relógios com mecânica excepcional e detalhes artísticos. As marcas exploraram muito as complicações, peças com temas de aventura e pelo menos um relógio de recorde. Repetidores de minutos extremamente precisas e únicas estavam entre as complicações mais desafiadoras da alta horologia, aparecendo em vários modelos. Os relógios astronômicos e celestes, incluindo aqueles que medem o tempo sideral e a equação do tempo, também foram bastante populares na feira digital deste ano.

VEJA TAMBÉM: Cartier anuncia três novas peças da linha Rotonde

Os relógios da galeria abaixo estavam entre os melhores do evento:

  • Piaget Altiplano Ultimate Concept

    A Piaget é líder há muito tempo no campo altamente competitivo e especializado de relojoaria ultrafina. Neste ano, a marca de luxo suíça voltou ao topo desta categoria estabelecendo um recorde mundial com o Altiplano Ultimate Concept. Com uma espessura de apenas 2 mm, este relógio composto por 167 peças em miniatura individuais é o relógio mecânico mais fino do mundo. A peça é baseada em um modelo conceitual apresentado pela Piaget em 2018. Agora está disponível como uma nova produção. O modelo conceitual foi desenvolvido e produzido inteiramente pela divisão interna da marca dedicada à pesquisa e inovação, que passou quatro anos apenas no protótipo.

    Muito fina para carregar ouro, o case da Altiplano Ultimate Concept foi feito de uma liga à base de cobalto que é altamente resistente, duas vezes mais forte que o ouro e, portanto, mais difícil de usinar, disse a Piaget. Outras peças foram reprojetadas e redimensionadas, com rodas, por exemplo, reduzidas de uma espessura convencional de 0,20 mm para 0,12 mm e o cristal de safira, normalmente 1 mm de espessura em um relógio padrão, reduzido para apenas 0,2 mm. O tambor da mola principal é o resultado de um novo design sem tampa. Ele é montado em um único rolamento de esferas de cerâmica dentro da estrutura do relógio. Esse novo design de movimento produz uma reserva de energia de 40 horas.

    A coroa foi reinventada na forma de um sistema telescópico plano com uma ferramenta de enrolamento especialmente projetada para caber na faixa da caixa. A embreagem do pinhão deslizante convencional e a coroa são substituídas por um único parafuso, que a marca chama de “parafuso infinito”. A posição descentralizada do mostrador significa que não era possível usar uma haste de enrolamento reta convencional. Piaget resolveu isso criando um tronco “escalonado” patenteado. Para que o sistema funcione corretamente, o ponteiro de horas convencional foi substituído por um disco indicador giratório, enquanto o ponteiro dos minutos funciona da maneira usual.

    Em vez de colocar o mostrador e os dois ponteiros no topo de uma ponte, este relógio usa um design patenteado no qual o mostrador fica embaixo dela, evitando o contato com o topo de cristal de safira.

    O movimento é concluído com acabamentos em dourado e escovado com cetim, pontes chanfradas e polidas e uma caixa/placa combinada com tratamento PVD.

    A finura e praticidade do relógio continuam sendo contempladas com uma pulseira de couro de jacaré e uma pulseira azul de tecido ultrafino, com forro de pele de bezerro aveludado e Kevlar ultra-forte, protegido por uma fivela de pino de cobalto ultrafina.

    Finalmente, os compradores podem especificar a cor do mostrador e o acabamento dos ponteiros, a placa principal e as tiras.

  • Vacheron Constantin Les Cabinotiers Grand Complication “Tempo”

    Este relógio único se destaca de várias maneiras. Ele tem 24 complicações no mostrador que são “literalmente reversíveis”, devido a um novo sistema de fixação de correia. A empresa diz que é o relógio de pulso mais complicado que já produziu. Ele exibe as horas e as medidas do cronógrafo na frente, juntamente com um calendário perpétuo. A parte de trás é dedicada a funções astronômicas, incluindo indicações de hora solar, equação de tempo, nascer e pôr do sol, duração de dia e noite, bem como fases da lua. Este relógio com um regulador de turbilhão também possui um repetidor de minutos com uma impressão sonora exclusiva, criada em parceria com a Abbey Road Studios, que gravou e certificou o carrilhão musical.

    O feito foi realizado com o novo calibre 2756 interno, com um total de 1.163 peças e uma reserva de energia de 65 horas que pode durar até 40 horas quando o cronógrafo é ativado. O movimento, o mostrador e todas as suas complicações estão alojados em uma caixa de 50 mm em ouro rosa 5N.

  • Jaeger-LeCoultre Master Grande Tradition Grand Complication

    Este complexo relógio astronômico combina três funções principais: um repetidor de minutos, um turbilhão voador orbital e as várias referências do disco celestial com um mapa estelar do céu noturno do 46º paralelo –a latitude da sede de Jaeger-LeCoultre no Vallée de Joux.

    Além de girar seu próprio eixo a cada 60 segundos, o turbilhão faz um circuito completo no sentido anti-horário do mostrador em um dia sideral (23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos), usado pelos astrônomos para acompanhar o movimento das estrelas no céu.

    Os “gongos de cristal” patenteados por Jaeger-LeCoultre são soldados diretamente ao cristal de safira, que atua como um amplificador. O repetidor de minutos também é equipado com gongos de perfil quadrado e martelos trebuchet que contribuem para uma qualidade de som mais alta. Uma ferramenta silenciadora, usando forças centrífugas para regular o carrilhão, elimina o burburinho do fundo.

    Um ponteiro dourado em forma de sol colocado na borda do disco de constelações indica a data, o mês e os signos do zodíaco, bem como a escala de 24 horas que é marcada no flange interno do mostrador. A hora civil é lida nos dois anéis concêntricos que completam o mostrador.

    Todas as funções são alimentadas pelo movimento mecânico interno do calibre 945. Uma moldura metálica no mostrador é puramente decorativa, mas acentua a profundidade e ajuda a organizar o gráfico de estrelas.

    O relógio está disponível em duas versões limitadas a oito peças: uma caixa de ouro rosa com mostrador preto; e em uma caixa de ouro branco com diamantes de lapidação baguete no mostrador, que também desfila um azul profundo.

  • A. Lange & Söhne Zeitwerk Minuter Repeater

    A versão mais recente do repetidor de minutos Zeitwerk possui muitos dos atributos do relógio original, apresentado em 2015. No entanto, também possui muitas atualizações. É a primeira vez que este relógio de 44,2 mm tem sua versão em ouro branco com um mostrador azul profundo. Seu mecanismo impressionante também foi reinventado. Agora ele soa em intervalos de 10 minutos, em vez de 15 horas, por isso, é mais fiel à hora exata indicada no mostrador quando o mecanismo é ativado com o botão repetidor às 10h.

    O mecanismo de numeração de salto é exibido por um toque de hora e dois discos de minutos. Como a energia do mecanismo de impacto é fornecida pelo tambor da mola principal, não há necessidade de um escorregador, comum em repetidores de minutos, para tensionar uma mola separada. A ausência de uma grande abertura lateral no caso elimina uma fonte de ruptura acústica.

    Vários recursos técnicos otimizam sua operação. Por exemplo, os discos de numerais são impedidos de aumentar até que a sequência do repetidor termine. Isso pode levar até 20 segundos. Pelo mesmo motivo, a coroa não pode ser puxada enquanto o mecanismo de batida estiver ativo. Além disso, quando a reserva de energia cai abaixo de 12 horas, o mecanismo sonoro não pode ser ativado. Isso garante que a sequência do repetidor seja sempre executada na íntegra.

    O movimento manual interno L043.5 do calibre consiste em 771 peças, decoradas e montadas à mão, ajustadas com precisão em cinco posições, com uma placa de três quartos feita de prata alemã não tratada e os detalhes das balanças e das rodas de escape gravados à mão.

    É limitado a 30 peças e está disponível exclusivamente nas 33 boutiques da A. Lange & Söhne em todo o mundo.

  • IWC Portugieser Yacht Club Moon & Tide Ref. 344001

    Este relógio apresenta uma nova complicação que indica a tábua das marés; altas e baixas; a partir de um sub-mostrador às 6h. A exibição da fase da lua dupla às 12h também foi aprimorada para mostrar essas mudanças do mar. As marés da primavera, que trazem água particularmente alta, ocorrem na lua cheia e na lua nova, por exemplo. O relógio é alimentado pelo calibre 82835, fabricado pela IWC, com uma reserva de energia de 60 horas. O movimento está alojado em uma caixa de 44 mm em ouro 18k 5N com mostrador azul, ponteiro banhado a ouro e marcadores em ouro 18k.

  • Panerai Submersible EcoPangaea Tourbillon GMT – 50 mm Mike Horn Edition

    As experiências fazem cada vez mais parte da comercialização de relógios de luxo suíços. A Panerai combinou um relógio exclusivo com uma experiência única na vida. Limitado a cinco peças disponíveis apenas nas butiques Panerai, este novo EcoPangaea vem com uma expedição exclusiva ao Ártico sob a supervisão de Mike Horn, um explorador e aventureiro profissional de classe mundial. A marca de relógios ítalo-suíços descreve a aventura como “uma oportunidade para testar seus limites físicos e testemunhar o estado em perigo de nosso ecossistema.”

    O relógio de aço de 50 mm possui uma luneta rotativa unidirecional com índices polidos em uma base jateada, detalhes funcionais em azul “Ártico” e uma parte traseira da caixa gravada na vigia. No interior, um anel de ferro macio protege o movimento dos campos magnéticos.

    O relógio é alimentado pelo movimento de titânio esqueletizado P.2005/T do calibre manual de corda com três barris que fornece uma reserva de energia de seis dias e um turbilhão de 30 segundos que gira ao longo de um eixo perpendicular.

    Resistente à água até 30 bar (cerca de 300 metros de profundidade), este relógio Mike Horn Edition inclui uma pulseira de borracha preta e uma segunda opção- também em preto, com costura antracite e um fecho de velcro –feitas de material PET reciclado.

  • Hermès Arceau L’heure de la lune

    Este modelo, com seu movimento interno altamente técnico e mostrador lunar flutuante, foi introduzido na SIHH 2019. Não mudou muito com as versões mais recentes, mas isso não torna o que a marca de artesão francesa conseguiu fazer menos espetacular. Neste ano, o relógio vem em cinco versões: um mostrador azul pérola com caixa em ouro branco 18k, um mostrador lapis-lazuli com uma caixa em ouro rosa 18k; bem como três interpretações de edição limitada, usando mostradores de meteorito do Saara Negro, meteorito lunar e marciano.

    Independentemente do material, o recurso principal do mostrador é uma exibição de duas luas, proporcionando uma visão dos hemisférios norte e sul. Duas placas de laca flutuantes redondas, uma fornecendo horas e minutos e a outra a data, circulam pelo mostrador uma vez a cada 59 dias. Elas se movem sobre as luas que cobrem e descobrem os corpos celestes para imitar a atual fase da lua nos dois hemisférios ao mesmo tempo.

    O relógio está alojado em uma caixa Arceau de 43 mm projetada por Henri d’Origny em 1978. É alimentado pelo mesmo movimento automático interno Hermès H1837 do original lançado pouco mais de um ano antes.

  • Montblanc 1858 Split Second Chronograph Limited Edition 100

    Voltando à sua herança de fabricação, mais uma vez, este novo cronógrafo Montblanc está alojado em uma caixa de titânio de 44 mm com um mostrador feito de ouro e adornado com esmalte azul grand feu graduado. O fundo azul é combinado com elementos laranja e brancos que acentuam o estilo vintage e aumentam a legibilidade das complicações.

    Uma escala de telemetria branca percorre o mostrador. Era uma característica comum nos cronógrafos Minerva e adiciona função e um toque vintage ao relógio. Um telemômetro permite medir a distância de um fenômeno que é visível e audível, como raios e trovões em uma tempestade. O ponteiro do cronógrafo começa no instante em que o fenômeno é visto (relâmpago) e para quando o som é ouvido (trovão). A posição na escala mostra a distância em quilômetros. O relógio também possui uma escala de taquímetro no centro do mostrador em forma de caracol. Ele é combinado com um cronógrafo de fração de segundo (“rattrapante”) desenvolvido pelos engenheiros da Montblanc que permite ao usuário medir tempos intermediários sem interromper a medição contínua de um tempo decorrido mais longo.

    Todas as funções do relógio são alimentadas pelo movimento manual do calibre M16.31 da empresa. Com bastante conhecimento e paciência, você pode cronometrar praticamente qualquer coisa com este relógio.

  • Rotonde de Cartier Grande Complication Skeleton

    Alojados em uma caixa de 45 mm em ouro rosa de 18k, há várias complicações nesse modelo, incluindo um repetidor de minutos, turbilhão voador, calendário perpétuo, exibido em um mostrador em latão cinza antracite esqueletizado e com acabamento acetinado. O relógio é alimentado pelo movimento automático do calibre 9506 MC. O turbilhão é às 12h, enquanto os relógios de sol perpétuos do calendário são às 3h, 6h e 9h. O mostrador é finalizado com índices aplicados com efeito de raio de sol dourado e ponteiros em ouro rosa 18k em formato de maçã, bastão ou martelo. Uma coroa de contas de ouro rosa de 18k é cravejada com uma safira azul cabochão. O relógio vem com tiras de couro de jacaré cinza escuro intercambiáveis ​​e semi-foscas. O relógio está disponível mediante agendamento em lojas selecionadas da Cartier.

Piaget Altiplano Ultimate Concept

A Piaget é líder há muito tempo no campo altamente competitivo e especializado de relojoaria ultrafina. Neste ano, a marca de luxo suíça voltou ao topo desta categoria estabelecendo um recorde mundial com o Altiplano Ultimate Concept. Com uma espessura de apenas 2 mm, este relógio composto por 167 peças em miniatura individuais é o relógio mecânico mais fino do mundo. A peça é baseada em um modelo conceitual apresentado pela Piaget em 2018. Agora está disponível como uma nova produção. O modelo conceitual foi desenvolvido e produzido inteiramente pela divisão interna da marca dedicada à pesquisa e inovação, que passou quatro anos apenas no protótipo.

Muito fina para carregar ouro, o case da Altiplano Ultimate Concept foi feito de uma liga à base de cobalto que é altamente resistente, duas vezes mais forte que o ouro e, portanto, mais difícil de usinar, disse a Piaget. Outras peças foram reprojetadas e redimensionadas, com rodas, por exemplo, reduzidas de uma espessura convencional de 0,20 mm para 0,12 mm e o cristal de safira, normalmente 1 mm de espessura em um relógio padrão, reduzido para apenas 0,2 mm. O tambor da mola principal é o resultado de um novo design sem tampa. Ele é montado em um único rolamento de esferas de cerâmica dentro da estrutura do relógio. Esse novo design de movimento produz uma reserva de energia de 40 horas.

A coroa foi reinventada na forma de um sistema telescópico plano com uma ferramenta de enrolamento especialmente projetada para caber na faixa da caixa. A embreagem do pinhão deslizante convencional e a coroa são substituídas por um único parafuso, que a marca chama de “parafuso infinito”. A posição descentralizada do mostrador significa que não era possível usar uma haste de enrolamento reta convencional. Piaget resolveu isso criando um tronco “escalonado” patenteado. Para que o sistema funcione corretamente, o ponteiro de horas convencional foi substituído por um disco indicador giratório, enquanto o ponteiro dos minutos funciona da maneira usual.

Em vez de colocar o mostrador e os dois ponteiros no topo de uma ponte, este relógio usa um design patenteado no qual o mostrador fica embaixo dela, evitando o contato com o topo de cristal de safira.

O movimento é concluído com acabamentos em dourado e escovado com cetim, pontes chanfradas e polidas e uma caixa/placa combinada com tratamento PVD.

A finura e praticidade do relógio continuam sendo contempladas com uma pulseira de couro de jacaré e uma pulseira azul de tecido ultrafino, com forro de pele de bezerro aveludado e Kevlar ultra-forte, protegido por uma fivela de pino de cobalto ultrafina.

Finalmente, os compradores podem especificar a cor do mostrador e o acabamento dos ponteiros, a placa principal e as tiras.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).