Viareggio, o fabuloso destino de praia na Toscana que poucos conhecem

Na região de Versilia, a pequena cidade italiana tem sol abundante, belas paisagens e praias incríveis.

Isabelle Kliger
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

A pequena cidade de Viareggio, na Toscana

Acessibilidade


Enquanto a maioria dos visitantes da Toscana tende a ir direto para Florença, Pisa e a região vinícola de Chianti, há mais para descobrir na que é, sem dúvida, a região mais amada da Itália – como a magnífica cidade à beira-mar de Viareggio.

Toscana e Versilia

Versilia faz parte da província de Lucca, situada entre as montanhas e o litoral no noroeste da Toscana. Enquanto a maioria dos entusiastas da Toscana conhece Florença, Siena, Pisa, San Gimignano, Montepulciano e Lucca, poucos já ouviram falar de Pietrasanta, Forte dei Marmi ou Viareggio. Estes últimos são todos encontrados em uma área conhecida como Versilia.

Leia mais: As 22 praias mais bonitas da Europa para aproveitar neste verão

No início do século 20, a Versilia, com sua abundância de sol, belas paisagens e praias soberbas, atraiu as celebridades de toda a Europa. Atualmente, cidades da região, como Viareggio e Forte dei Marmi, continuam populares entre os italianos que buscam o sol, enquanto os jet-setters internacionais tendem a favorecer Cinque Terre e a Costa Amalfitana.

Viareggio: uma joia toscana desconhecida

Embora as praias de Viareggio sejam certamente um destino por si só, há mais na cidade do que areia dourada e sol escaldante. Ela tem um rico legado em construção naval e iates e abriga vários estaleiros líderes especializados em superiates. A cidade também tem uma série de veleiros e corridas notáveis ​​ao longo do ano.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Viareggio é provavelmente mais conhecida por suas efervescentes festas carnavalescas, que acontecem desde 1873. Todos os anos, o desfile enche as ruas da pequena cidade com coloridos carros alegóricos de papel machê, música e fantasias fabulosas, em um festival que os moradores locais dizem que quase rivaliza com a de Veneza.

Visite Carrara e Pietrasanta

A área ao redor de Viareggio também tem muito a oferecer. Se você visitar no verão, pode se perguntar por que os picos dos Alpes Apuanos parecem estar cobertos de neve. Acontece que esse tom de branco brilhante não é da cor da neve, mas sim do mármore branco. Carrara abriga 188 pedreiras de mármore, algumas das quais com mais de dois séculos de idade, e foi aqui que Michelangelo obteve o famoso ouro branco para suas esculturas. Os aventureiros vão querer reservar um safári de mármore na face da montanha com a agência Cave de Marmo.

Getty Images
Getty Images

Vista aérea das montanhas de mármore mais famosas de Carrara

Já quem procura uma introdução menos petrificante ao mundo do mármore deve visitar Pietrasanta. Escultores de todo o canto peregrinam a esta pequena cidade toscana, que abriga cerca de 22 mil pessoas e pelo menos 45 galerias de arte. Não perca o Duomo do século 14, com sua fachada de mármore branco, e, na mesma praça, a casa onde Michelangelo viveu e trabalhou no início do século 16. Mais recentemente, Pietrasanta foi palco de muitos artistas, do britânico Henry Moore ao pintor e escultor colombiano Fernando Botero.

Leia mais: Roteiro de luxo leva turistas a atrações da Toscana em carros de alto padrão

Onde ficar

Uma viagem a Viareggio não estaria completa sem uma estadia na original acomodação de luxo da cidade, o Hotel Plaza e de Russie. Inaugurado em 1873 e totalmente renovado em 2019, este elegante hotel boutique combina uma rica história com um design interior arrojado e contemporâneo e todos os confortos de um hotel de luxo moderno. Situado à beira-mar, tem 44 quartos e um restaurante com estrela Michelin, enquanto suas duas novíssimas suítes de cobertura apresentam terraços privativos e vistas deslumbrantes do mar, Cinque Terre e Alpes Apuanos.

Divulgação
Divulgação

Quarto no Hotel Plaza e de Russie

Onde comer

O Hotel Plaza e de Russie não é apenas um hotel soberbo, mas também abriga o excelente restaurante Lunasia, com estrela Michelin, do chef Luca Landi. Ex-vencedor da Copa do Mundo de Gelato, Landi tem criações que incluem o belo mosaico de olho-de-boi defumado com ervas e limão queimado, ouriço-do-mar e pudim de limão, sem mencionar algumas versões estranhas e maravilhosas de sorvetes saborosos. A única coisa que chega perto de igualar a excelência da comida aqui é o serviço simpático e atencioso. 

Refeições requintadas de alto nível também são oferecidas na cidade vizinha de Forte dei Marmi, onde o chef Valentino Cassanelli foi premiado com uma estrela Michelin no Lux Lucis. Seus camarões roxos crus da Ligúria, servidos com ravioli recheados e uma tradicional sopa de peixe local conhecida como “cacciucco”, são agradáveis ​​tanto para os olhos quanto para o paladar. Enquanto isso, o menu degustação “10 anos de Lux Lucis” destaca os principais pratos que Cassanelli serviu desde a abertura do restaurante em 2012.

Divulgação

Prato do Lux Lucis

Para algo significativamente mais discreto, vá até o porto de Viareggio e à Trattoria Da Cicero. Por lá, os amantes da culinária italiana vão querer comer tigelas fumegantes de spaghetti alle vongole (espaguete com mariscos) ou travessas gigantes repletas de frutos do mar frescos, antes de voltar para o Plaza e de Russie para dormir.

>> Inscreva-se ou indique alguém para participar da Lista Under 30 2022

Compartilhe esta publicação: