Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / Turismo esportivo e musical deve alcançar R$ 8,5 trilhões até 2032

Turismo esportivo e musical deve alcançar R$ 8,5 trilhões até 2032

Das Olimpíadas a turnê de Taylor Swift, estudo revela crescimento expressivo de viagens pensadas para acompanhar atletas e artistas, com alto impacto financeiro em seus destinos

Clarissa Palácio e Giovanna Simonetti
10/08/2024 Atualizado há 9 meses

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Mais da metade dos turistas gastam mais de US$ 500 (R$ 2,8 mil) por viagem quando o assunto é turismo esportivo ou musical

Você viajaria atrás de um atleta que te inspira, ou um cantor que é fã? Uma pesquisa realizada pela Collinson International projeta que cada vez mais pessoas farão isso nos próximos anos: o turismo esportivo e musical se tornará uma indústria de US$ 1,5 trilhão (R$ 8,5 trilhões) até 2032. Esse crescimento significativo reflete a crescente popularidade de eventos de esporte e música como destinos turísticos.

A pesquisa, que envolveu quase nove mil viajantes de 17 países, explica o fenômeno pelo perfil dos viajantes: “As pessoas estão valorizando mais as experiências do que os objetos”, explica Christopher Ross, presidente da Collinson International. “Se você vai a um evento esportivo ou musical, a experiência não começa apenas quando você entra no estádio. É o planejamento, a própria viagem e a animação.” 

Leia também

  • Jessica Chou
    Forbes MKT

    Airbnb Expande Serviços e Entra na Disputa pelo Mercado de Turismo Integrado

  • Escolhas do editor

    Como Resorts de Luxo na Suíça Estão Transformando Viajantes em Investidores Imobiliários

  • Escolhas do editor

    O Que os Super Ricos Comem nos Lounges de Luxo nos Aeroportos

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • ForbesLife

    Hotel das Cataratas: as Belezas e os Segredos do Melhor Hotel do Continente

  • ForbesLife

    O Clique Vale o Preço? Estudo Revela as Fotos Turísticas Mais Caras do Mundo

Emoção nos estádios, pistas e quadras

Atualmente avaliado em US$ 565 bilhões (R$ 3 trilhões), o turismo esportivo está projetado para atingir US$ 1,3 trilhão (R$ 7 trilhões) em oito anos. A pesquisa revelou que 83% dos viajantes voaram para eventos esportivos nos últimos três anos ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses. Os esportes mais populares incluem futebol (69%), Fórmula 1, basquete, Olimpíadas e tênis.

Peguemos o exemplo dos Jogos Olímpicos de 2024: Paris costuma receber cerca de 12 milhões de visitantes entre julho e agosto, mas este ano o escritório de turismo da cidade projetou 15,3 milhões de turistas. Entre os dias 24 e 27 de julho, a capital francesa recebeu 650 mil turistas, um aumento de 20% em relação a 2023, segundo um primeiro balanço da agência de atratividade internacional da região, Choose Paris Region. 

Getty Images
Getty Images

O turismo esportivo está projetado para atingir US$ 1,3 trilhão (R$ 7 trilhões) em oito anos

O Brasil se destaca pela paixão por esportes. O país está entre os 10 com maior número de torcedores nas Olimpíadas de Paris, com destaque para modalidades como ginástica artística, vôlei e skate – a procura por ingressos foi tão grande que o COB divulgou na última semana que precisou disponibilizar um adicional de 57 mil ingressos apenas para turistas que chegaram do Brasil. Cerca de 88% dos brasileiros viajam para campeonatos de futebol, e 85% dos fãs de esportes e música exploram novos destinos para assistir a seus ídolos.

Atrás do seu cantor favorito

O turismo musical também mostra um crescimento expressivo, com uma contribuição econômica prevista de US$ 13,8 bilhões (R$ 78 bilhões) para 2032, mais que o dobro do valor atual de US$ 6,6 bilhões (R$ 37 bilhões). Segundo a pesquisa, 71% dos viajantes participaram de shows nos últimos três anos ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses. Entre os eventos mais procurados estão o Rock in Rio, Coachella e a “Eras Tour”, de Taylor Swift.

Getty Images
Getty Images

A “The Eras Tour”, turnê internacional de Taylor Swift, é uma das principais responsáveis pelo turismo cultural

Taylor Swift, aliás, é um exemplo único de artista solo que mobiliza multidões. Entre março e dezembro do ano passado, a “Eras” passou pelas Américas e se tornou a primeira turnê da história a arrecadar mais de US$ 1 bilhão. O efeito Swift é real. Na Filadélfia, o impacto dos shows foi tão grande que o banco central americano atribuiu à turnê a recuperação da hotelaria local. 

Se a etapa europeia (até 20 de agosto) gerar algo próximo, economias em lugares como Dublin e Varsóvia vão sentir mudanças sísmicas. Em Londres, autoridades estimaram que os oito shows da popstar na cidade gerariam 300 milhões de libras para a economia.

Outro exemplo de peso foi o mega show de Madonna em Copacabana. Na época, a semana do show, entre 28 de abril e 4 de maio, registrou um aumento de 27,3% de passagens aéreas para a capital fluminense, comparado ao mesmo período do ano passado. A ocasião reuniu pessoas de várias partes do mundo, como Argentina (aumento de 20,4% nas compras de passagens), Chile (14,1%), Estados Unidos (12,7%), França (11%) e Reino Unido (6,4%). 

O impacto financeiro do turismo musical e esportivo

Cerca de 77% chegam um ou dois dias antes de um evento e 80% permanecem de um a três dias após. Mais da metade dos turistas gastam mais de US$ 500 (R$ 2,8 mil) por viagem, sem contar os ingressos para shows e eventos esportivos.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Tudo isso resulta em um resultado econômico substancial. O Grande Prêmio de Fórmula 1 em Las Vegas, por exemplo, gerou um impacto de US$ 1,5 bilhão (R$ 8,5 bilhões). A “Eras Tour” de Taylor Swift resultou em um aumento de 45% nas vendas de passagens aéreas. 

Empresas como Marriott International, Auberge Resorts Collection e Blackberry Farm Resort estão capitalizando essa tendência, oferecendo benefícios de viagem e experiências premium. 

4 motivos que explicam o boom:

  • Aumento das possibilidades, com mais eventos esportivos e musicais para escolher
  • Internacionalização de ligas esportivas novas e existentes por meio da televisão e do streaming incentivou os fãs a viajarem
  • Fãs de música estão descobrindo que pode ser mais rentável ver um artista no exterior
  • Depois da pandemia, fãs de música ao vivo estão de volta e querem experiências novas e melhoradas.

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    Projeto Que Limita Acesso À Cidadania É Aprovado no Senado Italiano

  • Escolhas do editor

    Corrida do Delivery: por Que iFood e Uber se Uniram?

  • Escolhas do editor

    Como É o Iate de US$ 500 Milhões Onde Jeff Bezos Pode se Casar em Junho

  • Apenas 6% da Geração Z afirma que seu principal objetivo profissional é alcançar um cargo de liderança sênior
    Carreira

    O Que a Geração Z Realmente Pensa sobre o Futuro do Trabalho

  • Escolhas do editor

    Chinesa Que Desbancou McDonald’s Chega Ao Brasil; Entenda a Origem e Conheça a Fortuna do Fundador

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico no Japão

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • esportes
  • música
  • Olimpíada 2024
  • Turismo
  • viagem

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • geração z
    Carreira

    Microturnos: A Nova Tendência da Geração Z para Equilibrar Vida e Trabalho

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

Últimas Notícias

  • Conhaque de Luxo da NBA Chega Ao Brasil

  • especulação

    Especulação sobre Pacote de Dados Eleva Dólar; Ibovespa Fecha em Alta

  • INSS

    Fraude no INSS: Como Saber se Você Foi Vítima e o Que Fazer

  • May Lim/Getty Images

    China Concede Isenção de Visto a Brasil e Outros Países Sul-americanos

  • Colheita de cana-de-açúcar

    OIA Aumenta Previsão de Déficit Global de Açúcar em 2024/25

  • Projeto Que Limita Acesso À Cidadania É Aprovado no Senado Italiano

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.