Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / ForbesMotors / Quais cores aumentam o valor de revenda de um carro?

Quais cores aumentam o valor de revenda de um carro?

Estudo revela que donos de carros pintados em amarelo acabarão, em média, embolsando até US$ 3 mil adicionais

Jim Gorzelany
17/06/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Audi A3 Sportback

Um estudo anual de como os tratamentos de pintura afetam o valor de um veículo após três anos de uso, com base em uma análise de mais de 1,6 milhão de transações realizadas pelo marketplace iSeeCars.com, descobriu que os proprietários de veículos de três anos pintados em amarelo brilhante acabarão, em média, embolsando até US$ 3 mil adicionais em valor de revenda em comparação com veículos semelhantes, mas com cores que são mais populares, como cinza, prata e preto.

Veja carros em diferentes tons de amarelo:

  • Audi RS 3
    Foto: divulgação

    Audi RS 3

  • Volkswagen ID Buzz
    Foto: divulgação

    Volkswagen ID Buzz

  • Citroën C4 Cactus
    Foto: divulgação

    Citroën C4 Cactus

  • Ford Ranger Wildtrak X
    Foto: divulgação

    Ford Ranger Wildtrak X

  • Anúncio publicitário
  • Hyundai Kona Electric
    Foto: divulgação

    Hyundai Kona Electric

  • Fiat 595 Abarth
    Foto: divulgação

    Fiat 595 Abarth

  • BMW X4 M Competition
    Foto: divulgação

    BMW X4 M Competition

  • Jeep Avenger
    Foto: divulgação

    Jeep Avenger

  • Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet
    Foto: divulgação

    Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet

  • Renault 5 Concept
    Foto: divulgação

    Renault 5 Concept

    Foto: divulgação

    Audi RS 3

    “Os carros amarelos continuam a representar a maior disparidade entre quantos são produzidos e quantas pessoas querem um”, explica Karl Brauer, analista executivo da iSeeCars. “Embora poucas pessoas queiram um carro amarelo, claramente há mais pessoas que querem um do que a oferta, e é por isso que o amarelo tem um desempenho tão bom no mercado secundário. O mesmo pode ser dito sobre laranja e verde, cores que você não vê com frequência, mas obviamente têm maior demanda do que oferta”, acrescenta.

    No entanto, os tratamentos de pintura mais valiosos tendem a variar um pouco de acordo com o segmento de mercado. Por exemplo: o site descobriu que, embora o amarelo seja a cor de maior valor de revenda entre SUVs, conversíveis e cupês, o bege tem a pontuação mais alta entre as picapes. Alguns segmentos parecem ser discrepantes nesse aspecto, porém, com o marrom (sim, marrom) levando o prêmio entre os sedãs, e o verde trazendo mais dinheiro na hora da revenda entre as minivans.

    E antes que alguém pergunte, não, não é verdade que os carros pintados de vermelho ou em qualquer outro tom chamativo são mais propensos a serem multados do que aqueles que vêm em cores mais conservadoras.

    Leia mais: 

    • Galeria abre exposição com clássicos do Calendário Pirelli
    • Seguros variam 2,5% em maio; confira o valor médio
    • Jeep Commander ganha nova versão de entrada

    É claro que épocas e tendências mudam com o passar dos anos e, como dizem no setor de serviços financeiros, o desempenho passado não é necessariamente uma previsão do futuro. Mas, atualmente, o amarelo tem sido a cor que mantém o valor de um veículo com mais tenacidade por vários anos. Veículos de dois tons estão se tornando mais predominantes hoje em dia, especialmente entre SUVs, então daqui a três anos poderemos ver, por exemplo, uma combinação de laranja e branco subindo na tabela de valor de revenda.

    Enquanto isso, aqui estão os matizes que a iSeeCars.com diz que manterão os valores de seus respectivos veículos após três anos, com a porcentagem média de depreciação observada: amarelo (-13.5%), bege (-17.8%), laranja (-18.4%), verde (-19.2%), vermelho (-20.6%), branco (-21.9%), azul (-22.0%), cinza (-22.5%), roxo (-22.7%), prata (-23.2%), preto (-23.9%), marrom (-24.0%) e dourado (-25.9%).

    No Brasil

    Um dos últimos relatórios de popularidade de cores automotivas, da PPG, é referente a 2021 e destacava que 40% dos modelos mais produzidos no ano, na região da América do Sul, eram da cor branca, seguidos pelas cores prata (17%), cinza (16%) e preta (14%).

    Na região, a popularidade dos carros no tom vermelho havia diminuído, passando de 9% em 2015 para 6% em 2021.

    À época, Lui Strambi Farina, colorista da PPG para o negócio de tintas automotivas, afirmou que a escolha da cor estava (e aparentemente ainda está) diretamente vinculada ao valor de revenda, que, por sua vez, está vinculado ao mix de oferta do mercado devido à popularidade. “Há também uma forte tendência global de carros em cores sólidas, que possuem custo de produção menor”, disse o executivo.

    Globalmente, o branco (35% dos veículos fabricados) e o preto (18%) eram as escolhas predominantes de compradores de veículos, embora a demanda pelo cinza tivesse crescido 2% em cada um dos últimos dois anos. As tonalidades de azul se mantinham fortes em 8%, enquanto as tonalidades vermelhas caíram para 7% dos veículos fabricados, o que foi causado por uma queda de 1,5% entre os consumidores norte-americanos. Além disso, o estudo mostrava a crescente popularidade das tonalidades cinza, verde e violeta, aplicadas em modelos esportivos, SUVs e caminhonetes.

    O verde – com sua conexão com a natureza, a sustentabilidade e a inclusão – mantinha-se forte no mundo todo e, segundo o relatório, continuaria sendo um importante espaço de cor para a indústria automotiva.

    “O verde também é considerado uma cor de ‘sinal de trânsito’ e atua para todos como um indicador para seguir adiante, sendo uma cor segura e confiável”, explicou Misty Yeomans, gerente de estilização de cores da PPG, OEM automotiva das Américas. Segundo ela, a cor possui duas direções: uma esportiva, revigorante e vívida, e outra orgânica e mais escura, com tonalidades mais profundas – desenvolvidas como verdes-escuras luxuosas com uma atitude esportiva e inovadora.

    Em seu 69º relatório aual de popularidade global de cores automotivas, a Axalta, outra fornecedora de tintas (líquidas e em pó), identificou que grande parte dos automóveis em circulação em 2021 era branca (35%), seguido por carros na cor preta (19%) e cinza (19%) – tendo este último tom aumentado em quatro pontos percentuais em todo o mundo.

    “Os veículos brancos são predominantes em estradas do mundo desde 2011, e a Ásia é líder na fabricação de carros dessa cor. Em geral, a predominância de veículos brancos chegou a 39% em 2017, mas foi arrefecendo em diversas regiões desde então. Este ano, o branco diminuiu três pontos percentuais, em grande parte devido a uma diminuição verificada especialmente na China, com queda de 7%”, detalhava o estudo.

    Pelo terceiro ano consecutivo, a Europa foi a única região a reportar o cinza como a cor mais popular, com 27% de predominância. A cor prata era mais popular na América do Sul, uma vez que ocupava o segundo lugar com 23% dos veículos observados. A cor preta, presente em 22% dos carros na Europa naquele ano, continuava a se destacar no segmento do luxo. A América do Norte tinha a maior quantidade de carros vermelhos novos em circulação, com 8%.

    Relatórios referentes ao consumo de cores em 2022 ainda não foram divulgados.

    *Jim Gorzelany é um veterano jornalista automotivo baseado em Chicago dedicado a fornecer notícias, opiniões, dicas e análises oportunas para ajudar a maximizar seus investimentos automotivos. Além da Forbes, é colaborador regular dos veículos Carfax.com, Motor1.com e MyEV.com, além de escrever frequentemente sobre tópicos automotivos para outras publicações e sites nacionais e regionais. Seu trabalho também aparece em jornais nos Estados Unidos, distribuídos pela CTW Features.

    (Traduzido por Rodrigo Mora).

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Carros
    • cores automotivas
    • veículos

    As mais lidas agora

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Escolhas do editor

      Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

    • Colunas

      Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

    • Carlo Ancelotti
      Carreira

      Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

    • Foto do papa Leão XVI com oficiais peruanos
      Forbes Tech

      Papa Influenciador? Perfil de Leão XIV Recebe Milhares de Seguidores e Verificação no X

    • Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito no Vaticano
      Geral

      Fumaça Branca: Novo Papa É Escolhido

    Últimas Notícias

    • Foto de Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário

      “Eu Não Vejo Retrocesso”, Diz CEO do Grupo Boticário sobre Agenda ESG

    • GOL

      GOL Tem Lucro de R$1,38 Bi no 1º Tri, Queda de 64%

    • Vendas no Varejo dos EUA Registram Alta Ligeira em Abril

    • Painel de cotações na B3 em São Paulo: recorde do Ibovespa (Foto: Amanda Perobelli / Reuters)

      Ibovespa Batendo Recorde Apesar da Selic nas Alturas? Entenda Esse Fenômeno

    • varejo

      Vendas no Varejo Crescem Menor Que o Esperado, Apesar de Alta

    • milho e soja

      Conab Eleva Previsões para Safras de Soja e Milho 2024/25

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes A mais conceituada revista de
    negócios e economia do mundo.
    • + Sobre nós
    • + Forbes Store
    • + Revista digital
    • + Anuncie
    • + Contato
    • + Política de Privacidade
    • + Newsletter
    • Cotações por TradingView
    • Mais ricos do Mundo
    • Elon Musk
    • Mark Zuckerberg
    • Jeff Bezos
    • Larry Ellison
    • Bernard Arnault
    • Warren Buffett
    • Larry Page
    • Sergey Brin
    • Bill Gates
    • Mais ricos do Brasil
    • Eduardo Luiz Saverin
    • Vicky Sarfati
    • Jorge Paulo Lemann
    • Marcel Herrmann Telles
    • Carlos Alberto Sicupira e família
    • Alexandre Behring
    • André Santos Esteves
    • Ciência e Tecnologia
    • Inteligência Artificial
    • Melhores Prompts
    • Inovação
    • SpaceX
    • Espaço
    • Nasa
    • Exploração Espacial
    • Asteróide
    • Instagram
    • Tik Tok
    • Apple
    • Listas
    • Bilionários do Mundo
    • Bilionários do Brasil
    • Melhores CEOs
    • Melhores CIOs
    • Melhores CMOs
    • Forbes 50 Over 50
    • Bilionários Agro
    • Mulheres de Sucesso
    • Top Creators
    • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
    • Agro 100
    • Melhores Empresas Privadas dos EUA
    • Forbes Under30
    • Economia e Negócios
    • Bitcoin
    • Mercado Financeiro
    • Investimentos
    • Impostos
    • Commodities
    • Criptomoedas
    • Dólar
    • Imposto de Renda
    • Comportamento e Bem-Estar
    • Saúde Mental
    • Geração Z
    • Relacionamentos
    • Família
    • Trabalho
    • Dicas de Saúde
    • Esportes
    • E-Sports
    • Fórmula 1
    • Futebol
    • Surf
    • Skate
    • Olimpíadas
    • Atletas
    • Entretenimento
    • Netflix
    • Séries
    • Filmes
    • Celebridades
    • Eventos
    • Música
    • Premiações
    • Life Style
    • Portugal
    • Viagens
    • Gastronomia
    • Qualidade de vida
    • Luxo
    • Arte
    • Marcas
    • Carros
    • Meio Ambiente
    • Clima
    • Sustentabilidade
    • Mudanças Climáticas
    • Alimentos
    • COP30
    • Incêndios Florestais
    • Eventos
    • Power Dinner
    • Melhores CEOs
    • Power Lunch 50+
    • Forbes Life Fashion
    • Forbes Party NY
    • Forbes Party Austin
    • Forbes Party SP
    • Melhores CIOs
    • Agro 100
    • Forbes Mulhertes de Sucesso
    • Forbes Mulher Agro
    • Política
    • EUA
    • Brasil
    • China
    • Governo

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.