Bill Gates diz que os próximos 4 a 6 meses podem ser "o pior da pandemia"

NurPhoto/ Getty Images
NurPhoto/ Getty Images

A primeira remessa de vacinas dos EUA, enviadas no ontem (13), contém 3 milhões de doses

O otimismo com o possível fim da pandemia aumentou nos EUA já que as primeiras remessas da vacina da Pfizer foram despachadas ontem (13). No entanto, durante uma entrevista na TV, Bill Gates alertou que não é momento de baixar a guarda, e que o país deve enfrentar, provavelmente, o período mais mortal da pandemia.

“Infelizmente, os próximos quatro a seis meses podem ser a pior parte da pandemia”, disse Gates, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, à CNN. Gates alocou recursos significativos para o desenvolvimento de uma vacina, cerca de US$ 1,75 bilhão, de acordo com a Forbes.

LEIA MAIS: Campanha de vacinação para Covid-19 começa nos EUA com entrega de primeiras remessas

Os caminhões com as vacinas saíram da fábrica da Pfizer no estado de Michigan no domingo, carregando uma primeira rodada de distribuição, com cerca de 3 milhões de doses. Stephen Hahn, do FDA, a agência de alimentos e medicamentos norte-americana, afirma que espera que vacinas comecem a ser administradas já hoje (14).

A previsão é que os profissionais de saúde e os residentes de lares de idosos receberão a vacina primeiro. E só no meio de 2021 as vacinas estarão amplamente disponíveis no país.

Por esse motivo, as autoridades de saúde dizem que o vírus não estará sob controle nos Estados Unidos até a “segunda metade de 2021” –como o Anthony Fauci disse recentemente– quando a maior parte da população, cerca de 75%, estará vacinada, gerando um “guarda-chuva de imunidade coletiva”.

“No curto prazo, são más notícias”, continuou Gates, citando a pesquisa do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde, que mostra que os EUA podem sofrer mais cerca de 200 mil mortes até 1º de abril de 2021 por causa do vírus.

A vacina da Pfizer chegará a 145 postos de distribuição hoje, em todos os 50 estados do país, 425 postos amanhã (15) e 66 na quarta-feira (16), de acordo com a Associated Press. Levará até três semanas para que a primeira rodada de doses seja enviada a todos os locais de vacinação identificados pelo governo.

LEIA MAIS: 5 livros recomendados por Bill Gates para 2020

A vacina da Pfizer deve ser armazenada a -70ºC, o que representa problemas logísticos para o país.

Hahn disse ontem que não acredita que as reações alérgicas à vacina da Pfizer serão um problema altamente frequente. “Não achamos que vá ser um problema muito frequente, mas queremos ter cuidado porque a segurança das vacinas e a segurança de produtos médicos é a nossa prioridade”, disse o chefe do FDA.

Questionado sobre a ordem executiva do presidente Donald Trump, que prioriza os cidadãos americanos na distribuição de vacinas, Bill Gates disse: “Bem, a ideia extrema de que todos deveriam morrer até que tenhamos o último americano ser vacinado, essa dificilmente é uma resposta apropriada.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).