Por dentro do primeiro comercial da Porsche no Brasil

Campanha foi produzida pela Abdala Brothers, que tem à frente os jovens irmãos Salomão e André .

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Salomão e André, os Abdala Brothers: as mentes criativas por trás do novo comercial do Porsche Taycan

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O novo Taycan, o primeiro carro elétrico da Porsche, acaba de chegar ao Brasil. E, com ele, o primeiro comercial de TV da montadora de carros de luxo filmado e produzido em território brasileiro.

Para o projeto deste lançamento tão histórico, a Porsche contratou a produtora Abdala Brothers, comandada por Salomão Abdala, 24 anos, writter & director, e André Abdala, 22, writter & post-production director & editor. Os irmãos receberam o conceito criativo da montadora para criar um filme que tinha a missão de provar que o Taycan é um verdadeiro Porsche, enquanto passa por vários locais históricos, como Museu do Amanhã, Autódromo de Interlagos, Av. Faria Lima e Estrada Real.

A campanha da Porsche Brasil teve como objetivo criar uma narrativa para mudar o pensamento de que carros elétricos não podem ser esportivos. A Porsche queria um filme que mostrasse que a marca entende o Brasil e o brasileiro, e criar awareness de que este é um dos lançamentos mais revolucionários da marca. “Não queríamos abordar o Brasil de forma comum, como muitas outras campanhas publicitárias já́ fazem. Queríamos mostrar para o mundo um país diferente, que vai muito além do futebol. Somos o país do futuro”, explica Salomão.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

A campanha da novo Taycan é um dos primeiros comerciais brasileiros gravado, editado e colorido em resolução 8K. A principal vantagem das filmagens com essa tecnologia é a possibilidade de trazer à tona detalhes que, até então, seriam impossíveis de retratar.

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Por décadas, o formato mais utilizado em Hollywood foi o de 35mm Film Print. Obras como “Apocalypse Now”, “Star Wars” (do quarto ao nono episódios da saga), “Bastardos Inglórios” e muitas outras utilizaram a tecnologia, considerada mais “natural” e “orgânica”. Apenas duas décadas depois, as câmeras digitais 8K conseguiram igualar a 35mm em resolução.

“Entregamos um conteúdo ‘Future Proof’, ou seja, capaz de ser percebido como inovador por um longo tempo”, diz Salomão, explicando que a tecnologia 1080p, padrão da indústria brasileira, logo será considerada ultrapassada.

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Resolução 8K: detalhes até então impossíveis de serem retratados

André explica que, há uma década, quando o filme “A Origem” foi lançado nos cinemas e faturou quatro estatuetas do Oscar, acabou se tornando um dos preferidos da dupla de produtores. “Queríamos criar uma cena inspirada nele, onde os mundos se ‘descontruiriam’ como em um sonho. Foi um desafio fazer algo cuja inspiração é o cineasta mais perfeccionista de todos os tempos”, diz ele, referindo-se ao diretor britânico Christopher Nolan.

Para a construção da cena, era necessário, primeiro, criar os dois mundos para, em seguida, incluir o efeito específico para cada elemento, construindo e desconstruindo árvores, pisos e outros detalhes. Os locais escolhidos foram o Museu Amanhã, no Rio de Janeiro, e a Estrada Real, em São Paulo. Assim, enquanto o primeiro era “desconstruído”, o segundo era “construído”.

“O problema é que, como os dois cenários eram extremamente detalhados, e o modelo do Porsche Taycan era em três dimensões, tudo ficou tão pesado que a nossa workstation com três placas gráficas não conseguia renderizar o material”, lembra André.

Num golpe de sorte, a finalização do processo coincidiu com o lançamento da melhor placa gráfica do mundo, produzida pela Nvidia. A empresa de tecnologia, então, mandou para a Abdala Brothers a única unidade do equipamento disponível no Brasil até então, para que o trabalho pudesse ser finalizado.

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O novo Taycan em 3D

Os irmãos acreditam que, o fato de conhecer a fundo cada uma das etapas do processo de produção, faz toda a diferença na elaboração do material e no resultado final. “Quando começamos a produtora, éramos apenas nós dois”, explica Salomão. “Não tínhamos profissionais especializados. Fazíamos de tudo um pouco. Com o tempo, cada um de nós foi se especializando numa área. Eu fiquei com produção e o André com pós-produção. Hoje, temos especialistas em todas elas, mas conhecer cada um desses processos nos trouxe um nível de excelência muito alto.”

Veja, a seguir, os quatro locais que serviram de cenário para a campanha do novo Taycan no Brasil:

DivulgaçãoMuseu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ)

O Museu do Amanhã é praticamente uma obra de arte. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, representa o Brasil do futuro, um país antenado com as próximas décadas, preocupado com a sustentabilidade e com as próximas gerações. “Quase como uma dualidade, o Taycan e o Museu do Amanhã são apresentados como ‘masterpieces’ do futuro”, explica Salomão.

Avenida Faria Lima, São Paulo (SP)

O centro comercial e financeiro do país traz a esportividade do dia a dia. “O Taycan não é um protótipo, é um carro do presente, que pode ser usado pelos brasileiros a qualquer hora, em qualquer lugar”, diz André, explicando que há estações de carregamento espalhadas por toda a cidade. “É o esportivo perfeito para a vida urbana.”

DivulgaçãoEstrada Real, São Paulo-Rio-Minas

Escondida pela Mata Atlântica, a Estrada Real, um dos lugares mais bonitos e prazerosos de dirigir que corta três estados, representa as nossas florestas, a maior riqueza natural do país. O Taycan simboliza a proteção da nossa natureza através da fonte de energia limpa.

Autódromo de Interlagos, São Paulo (SP)

O templo sagrado do automobilismo brasileiro e casa do maior ídolo nacional, Ayrton Senna, celebra o passado: o Gran Finale, a herança das pistas, a alma da Porsche. Para se tornar um verdadeiro representante da montadora de luxo, o novo Taycan teve que passar pelos mesmos desafios que todos os outros veículos da montadora e carregar sua alma.

Para assistir à campanha completa, clique aqui.

*Infomercial é conteúdo patrocinado, de responsabilidade exclusiva dos autores, e não reflete a opinião da Forbes Brasil e de seus editores.

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