Ibovespa fecha em leve alta

Getty Images
O Ibovespa subiu 0,2%, a 95.639,33 pontos

A bolsa paulista fechou com o Ibovespa em leve alta hoje (29), em movimento favorecido principalmente pelo avanço das ações da Petrobras, além da pequena recuperação dos papéis da Vale, após perda histórica na véspera (28).

LEIA MAIS: Vale despenca mais de 20% após Brumadinho

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,2%, a 95.639,33 pontos. O giro financeiro da sessão somou R$ 17 bilhões.

Na véspera, o Ibovespa caiu mais de 2%, pressionado pelo tombo de 24,5% da Vale, maior recuo diário da história, após o rompimento de uma barragem de mineração da empresa em Brumadinho.

Para o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, investidores entenderam que em um horizonte de médio e longo prazos a queda das ações da mineradora na véspera foi exagerada. No pregão de hoje, os papéis da mineradora subiram 0,85%. Para o Santander Brasil, ainda há muitas incertezas em relação ao impacto financeiro do desastre. O Bradesco BBI cortou o preço-alvo das ações em 25%.

O analista também chamou a atenção para o avanço de companhias com controle estatal em razão do noticiário recente pró-privatização, com Eletrobras entre os destaques. “A expectativa continua sendo de que o Ibovespa busque 100.000 pontos em fevereiro ou março”, afirmou.

Wall Street operava sem direção única, com o declínio de ações de tecnologia pesando no S&P 500 e Nasdaq antes do balanço da Apple, enquanto papéis do setor industrial ajudavam o Dow Jones.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).