Ibovespa fecha em alta com cena política e exterior

Getty Images
Em março, índice termina com valorização negativa de 0,18%

O Ibovespa fechou em alta hoje (29), beneficiado pela visão de clima político mais ameno no país e viés benigno no exterior, mas se afastou das máximas do dia e terminou o volátil março no zero a zero.

LEIA MAIS: Ibovespa quebra série de perdas e avança

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,09%, a 95.414,55 pontos. Na máxima, bateu 95.862,75 pontos. O giro financeiro somou R$ 15,25 bilhões.

Na semana, o Ibovespa teve valorização de 1,79%, mas encerrou março com variação negativa de 0,18%. No ano, o Ibovespa ainda contabiliza um ganho de 8,57%.

Na penúltima semana do mês, o Ibovespa chegou a superar os 100 mil pontos pela primeira vez na história, mas ruídos políticos geraram desconfiança sobre o andamento da agenda econômica do país, notadamente a reforma da Previdência.

Agentes financeiros, contudo, viram nas últimas declarações e ações de membros do governo e alguns parlamentares sinais de que Executivo e o Legislativo querem deixar para trás a tensão e começar a avançar na agenda de reformas.

“Os próximos dias dirão se os conflitos entre ambos de fato são página virada”, afirmou a equipe da corretora Brasil Plural em nota a clientes, ressalvando que por enquanto o clima de incerteza permanece.

No exterior, as bolsas encontraram suporte em sinalização positiva da rodada mais recente de negociações comerciais entre Estados Unidos e China, em meio a temores com a desaceleração da economia global. O norte-americano S&P 500 subiu 0,67%.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).