Amazon.com lança assistente virtual Alexa no Brasil

Gabriela Mello/ Reuters
Dispositivos da assistente virtual Alexa em evento da Amazon em São Paulo, SP

A gigante norte-americana Amazon.com Inc está lançando no Brasil sua assistente virtual Alexa e três dispositivos com o software integrado, em mais um esforço para expandir as operações na maior economia da América Latina para além do comércio eletrônico.

LEIA MAIS: Por que a Alexa é a galinha dos ovos de ouro de Jeff Bezos

O movimento surge apenas três semanas após a companhia introduzir aos consumidores brasileiros seu serviço de assinatura de produtos de entretenimento e compras, o Prime, acirrando ainda mais a concorrência com varejistas locais ao oferecer frete gratuito ilimitado para todo o país.

“Esse é um momento particularmente empolgante para Amazon no Brasil”, afirmou ontem (2) o diretor internacional para Alexa da Amazon, Michele Butti, em encontro com jornalistas em um hotel na capital paulista.

Segundo ele, a companhia contratou uma equipe local para adaptar a Alexa ao português e vinha testando desde dezembro a versão brasileira da assistente virtual com um grupo de funcionários e clientes.

A Amazon oferecerá descontos na pré-venda de dois dos três dispositivos com software Alexa – Echo Dot e Echo Show 5 – em sua plataforma de ecommerce. Ambos serão entregues a partir de 8 de outubro, quando também poderão ser encontrados em algumas lojas físicas da rede Fast Shop.

Já o outro dispositivo, batizado de Amazon Eco, estará disponível somente a partir de novembro.

VEJA TAMBÉM: Amazon lança serviço de streaming de música no Brasil

Ricardo Garrido, gerente para Alexa na Amazon Brasil, disse que a empresa considera a possibilidade de vender os três dispositivos em outras redes varejistas brasileiras mais adiante e também não descarta parcerias com operadoras de telefonia locais.

Os executivos acrescentaram que a Amazon importará os três aparelhos da China, mas se recusaram a especificar os volumes que serão estocados e estimativas para as vendas no Brasil.

“Estamos orgulhosos do produto e os resultados em outros países foram acima das expectativas, então não estamos particularmente focados nas vendas do primeiro ano ou mês”, afirmou Butti.

Garrido observou que a principal preocupação para Amazon neste momento é a reação dos consumidores brasileiros à assistente virtual, considerando que a Alexa também pode ser usada em dispositivos de outros fabricantes.

De acordo com a companhia, há atualmente cerca de 100 milhões de dispositivos conectados à Alexa em todo o mundo. Os preços para os três aparelhos da Amazon no Brasil variam entre R$ 349 e R$ 699, mas a varejista ofertará descontos de até R$ 150 na pré-venda online.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).