Toyota e Panasonic formam joint venture para desenvolver baterias elétricas

Toru Hanai/Reuters
Toru Hanai/Reuters

A joint venture entre a Toyota e a Panasonic se chamará Prime Planet Energy and Solutions

A Toyota Motor e a Panasonic concordaram em estabelecer uma joint venture que começará a desenvolver baterias de veículos elétricos a partir de abril, à medida que as empresas japonesas se preparam para o esperado crescimento na demanda.

A nova empresa, chamada Prime Planet Energy and Solutions, desenvolverá baterias prismáticas – ou quadradas – que estarão disponíveis para qualquer montadora, disseram as duas empresas em comunicado hoje (3).

LEIA MAIS: Tesla supera US$ 100 bi em valor de mercado

Ela começará as operações em 1º de abril com mais de cinco mil funcionários, com a Toyota detendo 51% de participação e a Panasonic o restante, disseram as empresas.

O empreendimento reflete o objetivo das empresas japonesas de se tornarem maiores participantes globais no setor de baterias automotivas, o que é vital para o desenvolvimento de veículos elétricos acessíveis, uma vez que regulamentos ambientais mais rigorosos em todo o mundo aceleram a mudança para carros mais ecológicos.

“As baterias – como soluções para fornecer energia para automóveis e várias outras formas de mobilidade, e como soluções para diversas questões ambientais – devem desempenhar um papel central na sociedade daqui para frente”, disseram as empresas no comunicado.

A Panasonic é fornecedora exclusiva de baterias cilíndricas da fabricante norte-americana Tesla, mas busca expandir sua lista de clientes, intensificando o desenvolvimento das baterias prismáticas, que são mais amplamente utilizadas na indústria. A Tesla anunciou no mês passado que também utilizará baterias da coreana LG Chem e da chinesa CATL.

As duas empresas japonesas cooperam na pesquisa de baterias desde pelo menos 1996, quando criaram uma joint venture para fabricar baterias de carros híbridos, chamada Primearth EV Energy.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).