Potencial tratamento para o coronavírus anunciado por Trump já tem escassez, dizem farmacêuticos

Getty Images
Os estoques da droga para tratar malária hidroxicloriquina sofreram grande aumento de demanda

Os estoques de uma droga para tratar malária e que foram testados com algum sucesso contra o coronavírus estão agora com oferta pequena com o aumento da demanda no meio da propagação da doença, dizem farmácias independentes e a Sociedade Americana de Farmacêuticos do Sistema de Saúde (ASHP).

A ASHP, que tem uma lista de drogas em escassez independente da lista da Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), planeja acrescentar o genérico hidroxicloroquina à listagem de substâncias em falta, segundo Erin Fox, diretora sênior de informação de medicamentos na Universidade Utah Health, que cuida do tema para a ASHP.

LEIA MAIS: EUA testam dois genéricos em corrida por tratamentos para coronavírus

O FDA não pode ser encontrado imediatamente para comentários, mas a hidroxicloroquina não está atualmente na sua lista de medicamentos em escassez.

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu ontem (19) aos reguladores de saúde do país para acelerar a aprovação de terapias potenciais com o objetivo de tratar a Covid-19, para a qual ainda não há tratamentos ou vacinas aprovadas.

Trump disse que o governo avalia a hidroxicloroquina e o medicamento antiviral experimental da Gilead Sciences, o remdesivir, que passa por testes clínicos para a doença respiratória. “Atualmente trabalhamos com quatro distribuidores diferentes e desde hoje temos impossibilidades de encomendar tanto a cloroquina quanto a hidroxicloroquina”, que estão em atraso, disse David Light, chefe executivo da farmácia online Valisure, em um comunicado por e-mail. “Kaletra e losartan estão sendo racionados, o que significa que podemos pedir apenas quantidades limitadas”, acrescentou.

Kaletra, medicamento que faz parte do coquetel de tratamento para o HIV e é vendido pela AbbVie, e o genérico para tratamento de pressão arterial losartan também foram considerados com potencial para tratar o vírus, embora investigadores chineses tenham reportado que o Kaletra fracassou em melhorar os resultados para os pacientes da Covid-19 em estado grave.

Jeff Bartone, dono da Hock’s Pharmacy em Ohio, disse que conseguiu comprar cinco frascos de hidroxicloquina nesta quinta, mas que em um intervalo de uma hora seu distribuidor já estava sem estoque do medicamento. Ele disse ter quatro fornecedores reserva, mas que todos também estavam sem o medicamento.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).