Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Empresária de 23 anos doa mochilas com painéis solares para crianças africanas

Empresária de 23 anos doa mochilas com painéis solares para crianças africanas

Salima Visram tem como objetivo acabar com o ciclo de pobreza nos países do continente

Redação
20/09/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Reprodução/Forbes

Salima Visram é a empresária de 23 anos por trás da Soular, uma empresa de mochilas equipadas com painéis solares, que permite às crianças sem acesso à luz elétrica estudem à noite sem depender das cancerígenas lâmpadas de querosene. A Soular lançou mais um modelo no início do mês na loja online HSN, em colaboração com a Disney, que gravou o filme “Rainha de Katwe” na zona rural de Ruanda, onde a lâmpada de querosene é o eixo central da história.

“Fiquei inspirada em lançar essas mochilas depois que vi como algumas crianças no Quênia, onde eu cresci, não conseguiam estudar todos os dias e entrar no ensino médio, o que perpetuava o ciclo de pobreza no país”, disse Salima.

LEIA MAIS: Casa Branca planeja receber 110 mil refugiados nos EUA em 2017

A vencedora do Oscar Lupita Nyong’o, protagonista de “Rainha de Katwe”, é uma das apoiadoras do projeto. Em junho deste ano, Lupita e a Disney se juntaram à equipe da Soular para visitar Katwe, em Uganda, e distribuir mochilas lá.

“Em cada mochila Soular há uma frase da Lupita que diz: ‘O poder está nos seus passos’”, revelou Salima.

Salima fundou a Soular ao abrir uma campanha de crowdfunding, que excedeu seu objetivo em 25% ao arrecadar US$ 50.000. A Soular, desde então, vem distribuindo centenas de mochilas no Quênia, Uganda e Tanzânia.

LEIA MAIS: Fotografias feitas por drones revelam o racismo na arquitetura sul-africana

“Até agora distribuímos nossas mochilas para 500 crianças. Porém, pelos cálculos, percebemos que com uma mochila por família, três crianças se beneficiam da energia elétrica”, afirmou Visram.

Salima tem grandes planos para a Soular. “A próxima fase da empresa seria instalar esse modelo por toda a América do Norte para que todos que queiram comprar uma mochila comprem uma que forneça luz para crianças necessitadas. Estamos animados em nos posicionar como uma companhia líder no mercado de mochilas cujo objetivo é criar impacto social”.

A nova mochila custa US$ 49,95 na loja online HSN e vem em duas cores: azul-marinho e branco. A cada mochila vendida, uma é doada.

LEIA MAIS: 25 mulheres mais poderosas do mundo em 2016

Salima se mantém comprometida em tornar a Soular uma companhia capaz de achar soluções sustentáveis para a pobreza.

“Minha visão para a Soular é torná-la um sistema holístico de intervenções e serviços que dão às pessoas uma ferramenta para aliviar a pobreza. Queremos fazer uma parceria com um banco, para que o dinheiro economizado todo mês com o querosene vá para um fundo destinada à educação. Queremos abrir micro-franquias em vilarejos rurais para vender lâmpadas e baterias, gerando, assim, mais empregos. Acabamos de chegar no Quênia, o que ajuda a criar mais empregos e impactar a região. Perceber o quão importante a eletricidade é para a educação, saúde e desenvolvimento econômico também foi algo que me inspirou a iniciar a empresa.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • Apple Anuncia Novos Recursos de Acessibilidade, Incluindo Anotador em Braile

  • viajar

    5 Coisas Que a Gente Só Aprende Quando Viaja (ou Sai do Lugar de Sempre)

  • carteira de trabalho

    Desemprego Afeta a Saúde Mental; Eis o Que Fazer para Minimizar Esse Impacto

  • Getty Images

    Ibovespa Renova Máxima Histórica Intraday e Ronda os 139 Mil Pontos

  • Brasil Vai Exportar Farelo de Milho e Mais Produtos Avícolas para China

  • Brasil Vai Ampliar Produção de Açúcar em 2025/26

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.