Inteligência artificial começa a ser usada a serviço do bem; veja exemplos

Paul Souders/GettyImages
Profissionais de inovação envolvidos com a inteligência artificial estão desenvolvendo maneiras de aplicar a tecnologia para resolver problemas de conservação

Em meio à preocupação de que inteligência artificial (IA) tome conta dos empregos (e do mundo) e a esperança de que a tecnologia possa aumentar a produtividade e os lucros, o potencial que a IA possui em fazer o bem pode ser negligenciado.

Líderes de empresas de tecnologia, como Microsoft, IBM, Huawei e Google, têm seções inteiras de seus negócios focadas no tópico e dedicam recursos para criar soluções de IA para apoiar os desenvolvedores que o fazem. Na luta para resolver desafios extraordinariamente difíceis, os humanos podem usar toda a ajuda que pudermos obter.

VEJA TAMBÉM: “A inteligência artificial vai dominar o mercado em uma década”, diz executivo do Google

Veja, na galeria de imagens a seguir, oito exemplos poderosos da inteligência artificial a serviço do bem — uma vez que a tecnologia pode ser aplicada a alguns dos mais difíceis desafios enfrentados pela sociedade contemporânea.

  • Acessibilidade

    Existem mais de 1 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência em todo o mundo. A inteligência artificial pode ser usada para ampliar as capacidades dessas pessoas e melhorar sua acessibilidade. Pode facilitar o trabalho, melhorar a vida cotidiana e ajudar as quem tem deficiência a se comunicarem. Desde a viabilização do acesso ao mundo dos para crianças surdas até a narração do que é visto para as pessoas com deficiências visuais, os aplicativos e ferramentas alimentados por inteligência artificial estão melhorando a acessibilidade.

  • Mudança climática, conservação e meio ambiente

    Uma das questões mais urgentes que o planeta enfrenta hoje é a mudança climática. Profissionais de inovação envolvidos com a inteligência artificial estão desenvolvendo maneiras de aplicar a tecnologia para ajudar a melhorar o problema, desde simulações até monitoramento, medição e gerenciamento de recursos. Além disso, a IA já foi implantada em biologia da conservação. As ferramentas tornam o monitoramento da vida selvagem mais preciso e eficiente e a análise de dados simplificada. Os drones também são usados ​​para estudar populações de animais selvagens e contá-los, além de capturar caçadores ilegais.

  • Fome no mundo

    Para alimentar a população mundial até 2050, as Nações Unidas estimam que precisamos aumentar a produção mundial de alimentos em 70%. Essa tarefa gigantesca parece mais plausível com o apoio da inteligência artificial. Além de desenvolver sementes vigorosas, a tecnologia pode ser usada para automatizar tarefas tediosas, detectar doenças para intervenções precoces, aplicar herbicida com precisão e maximizar a produção agrícola.

  • Direitos humanos

    A inteligência artificial torna a tarefa de identificar as violações dos direitos humanos, como o tráfico de pessoas, mais rápida e abrangente. Com o uso da tecnologia de reconhecimento facial, alimentada por inteligência artificial, fotos podem ser analisadas para encontrar pessoas desaparecidas e imagens revisadas para identificar outras formas violações dos direitos humanos.

  • Combate a fake news

    Embora a inteligência artificial seja capaz de gerar campanhas de desinformação e conteúdo falsos, ela também pode ser usada no combate a notícias falsas. A inteligência artificial pode ser usada para verificar a veracidade dos artigos. Como a quantidade de conteúdo gerado diariamente é maior do que a capacidade do ser humano de monitorá-lo efetivamente, a inteligência artificial oferece uma solução que possibilita a identificação de notícias falsas. Embora os algoritmos sejam tão bons como os dados recebidos, eles aprendem a partir dessas informações coletadas. O uso da IA na luta contra as fake news é um passo na direção certa.

  • Educação

    À medida que continua a aumentar a pressão para que os educadores personalizem o aprendizado de cada aluno e atinjam padrões de desempenho, a inteligência artificial fornece ferramentas valiosas que podem apoiar o aprendizado dentro e fora da sala de aula. Em nível sistêmico, a inteligência artificial pode ajudar a processar estatísticas educacionais para permitir a tomada de decisões para formuladores de políticas e líderes.

  • Saúde

    A inteligência artificial já está revolucionando a assistência médica. Ela ajuda no diagnóstico e na detecção de doenças antes do envolvimento de profissionais médicos, além de auxiliar a equipe de saúde quando os pacientes estão sob seus cuidados. Os sistemas de saúde criam volumes de dados que não seriam utilizados sem o apoio da inteligência artificial e do aprendizado de máquina. Esse tipo de tecnologia não só aprende a desenvolver terapias medicamentosas inovadoras e remédios personalizados, mas os robôs também são cada vez mais capacitados ​​para o apoio à cirurgias.

  • Resiliência

    A inteligência artificial não apenas desempenha um papel crítico na detecção, monitoramento e aprendizado de desastres naturais, como furacões e terremotos, mas também é aproveitada para tornar nossa sociedade mais resiliente diante de uma catástrofe. Atualmente, os pesquisadores estão usando a IA para encontrar soluções para tornar a infraestrutura de encanamento de Los Angeles menos suscetível a danos causados ​​por terremotos. Nesse caso e em outros aplicativos, a tecnologia pode reproduzir cenários e modelos para determinar as melhores soluções para problemas que perduram.

Acessibilidade

Existem mais de 1 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência em todo o mundo. A inteligência artificial pode ser usada para ampliar as capacidades dessas pessoas e melhorar sua acessibilidade. Pode facilitar o trabalho, melhorar a vida cotidiana e ajudar as quem tem deficiência a se comunicarem. Desde a viabilização do acesso ao mundo dos para crianças surdas até a narração do que é visto para as pessoas com deficiências visuais, os aplicativos e ferramentas alimentados por inteligência artificial estão melhorando a acessibilidade.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).