Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Em busca de benefícios, brasileiros têm contas em quatro bancos, afirma Google

Em busca de benefícios, brasileiros têm contas em quatro bancos, afirma Google

Número saltou de 2,6 contas em 2022 e pode continuar crescendo, na visão dos especialistas

Vitória Fernandes
15/08/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Unsplash
Unsplash

De acordo com os dados divulgados pela pesquisa, 57% dos entrevistados consideram mudar de banco principal

Há poucos anos, escolher um banco para chamar de seu não era a tarefa mais difícil do mundo. Isso porque existiam características básicas que eram avaliadas na hora de tomar a decisão, como o tamanho do banco e sua confiabilidade. Hoje, a situação não é mais a mesma. Com 1.289 fintechs mapeadas em 2022, os bancos, tanto digitais quanto tradicionais, entraram em uma batalha para se tornar o preferido dos consumidores.

De acordo com o levantamento Think Finance, realizado pelo Google em parceria com os institutos Quantas e Liga Pesquisa, os brasileiros têm cerca 4,3 contas abertas, ante as 2,6 vistas em 2022. Além disso, os consumidores já tiveram contato com pelo menos outras três instituições e conhecem 21 empresas do setor.

Leia também: 

  • Melhores bancos do mundo: Sofisa lidera lista no Brasil em 2023
  • Rentabilidade do Nubank segue superando a dos bancos digitais dos EUA
  • Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

“Os brasileiros que puxam esse número de contas abertas para cima são os de alta renda, como classe A e B, que têm mais repertório do que há de novo no mercado”, afirma Vitor Zenaide, líder de insights para serviços financeiros do Google Brasil. “Em relação à faixa etária, pessoas entre 25 e 35 anos conhecem mais players do mercado.”

Porém, não é fácil ser a instituição preferida dos consumidores no Brasil. Entre as quatro contas abertas, apenas duas são consideradas as principais pelo cliente. Para 77% dos entrevistados, a instituição que concentra o maior volume de pagamentos e transferências é a sua principal, enquanto 58% acreditam que o recebimento do salário torna a conta prioritária. A oferta de crédito aparece com 49% dos votos, enquanto os investimentos representam 44% das respostas.

Na visão dos especialistas, entre os bancos principais, existe uma divisão de conta corrente e investimento, que costumam ocupar as duas primeiras posições no coração dos brasileiros. Elas são selecionadas por critérios como boa experiência digital, conveniência e confiança. Porém, isso não significa que o lugar dos bancos escolhidos está garantido.

De acordo com os dados divulgados pela pesquisa, 57% dos entrevistados consideram mudar de banco principal. Na classe A, a porcentagem é ainda maior: 65%. E isso não é exclusivo para alguns bancos, mas sim para todos. A marca com menor chance de troca tem 55% dos votos, enquanto a com maior tem 63%, uma diferença muito pequena para um setor com tantas oportunidades.

Outro dado que dá força a essa teoria é o de pesquisas genéricas, que não tem nomes de marcas específicas. Dentro da busca do Google, os consumidores estão procurando por instituições com melhores vantagens para ele, seja opção de crédito ou até melhores investimentos. Esse tipo de busca cresceu 47% em 2023.

Na visão da diretora de negócios do Google Brasil, Mônica de Carvalho, o futuro ainda é incerto. “O que vai pautar o futuro em relação ao número de bancos por pessoa é a quantidade de serviços que vão ser oferecidos para cada comportamento. Na nossa visão, o mercado está cada vez mais segmentado e o público está pedindo por serviços personalizados que o atendam, então esse número pode continuar crescendo”, avalia a executiva.

Porém, para o head de negócios para serviços financeiros do Google Brasil, Marcel Bonzo, com o surgimento de agregadores que utilizam serviços como Open Finance e trazem diversas vantagens em um único espaço, é possível que a tendência seja de queda. Porém, ele acredita que tudo depende do desenvolvimento do mercado nos próximos anos.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • Bancos
  • empresas
  • Fintechs
  • google
  • mercados

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

  • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
    Forbes Money

    Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

Últimas Notícias

  • Carlo Ancelotti

    Carlo Ancelotti É o Novo Técnico da Seleção Brasileira

  • Carlo Ancelotti

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • Focus

    Focus: Mercado Reduz Expectativa de Inflação e Vê Fim da Alta da Selic

  • Erva-mate Regenerativa de Brasil, Paraguai a Argentina Abastece Mercado nos EUA

  • O Que os Super Ricos Comem nos Lounges de Luxo nos Aeroportos

  • Executiva Leva Olhar Brasileiro para a Área Global de Criação da Heineken, em Amsterdã

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.