O evento pioneiro de moda no Cairo que está apoiando estilistas libaneses

Image Source/ Getty Images
Image Source/ Getty Images

Organizada por empresário de 34 anos, programação vista ajudar designers impactados por explosão no Líbano

Rabih Mokbel, 34 anos, é um dos principais empreendedores de eventos do Oriente Médio. Habitante da cidade de Cairo, Mokbel começou a trabalhar no negócio de buffets de sua família em Jeddah, na Arábia Saudita. Com sua empresa, a Venture Lifestyle, ele planeja, organiza e executa alguns dos principais eventos da região, incluindo um show de Jennifer Lopez, no Cairo, em 2019. Mas foram as raízes libanesas do empreendedor que o levaram a criar no Egito uma programação para ajudar designers ainda afetados pela explosão de 4 de agosto, no Porto de Beirute, no Líbano.

É a primeira vez que Mokbel faz uma edição do Fashion Central com a Emaar (uma incorporadora imobiliária dos Emirados Árabe com propriedades no Egito). “Todo ano eu faço um evento de moda para a Emaar”, diz Mokbel. “No ano passado, trouxe o estilista de alta costura libanês Nicholas Jebran para o Cairo. Organizei um desfile de moda para ele aqui no Egito. Neste ano, decidimos que, em vez de um designer, traremos vários durante quatro dias consecutivos para celebramos a moda, a arte e a comida e a bebida.”

LEIA MAIS: Grifes como Chanel e Dior preparam evento para arrecadar fundos para o coronavírus

Divulgação/Forbes
Divulgação/Forbes

Rabih Mokbel, 34 anos, é um dos principais empreendedores de eventos do Oriente Médio

O evento está trazendo todos os aspectos da arte sob o mesmo teto, onde designers de moda árabes terão a oportunidade de apresentar suas coleções e acessórios no Cairo. Mokbel vai colaborar também com a empresa de mídia CONTEGRAM e o estúdio de design THE CULT para sua divulgação. O evento vai estar repleto de designers libaneses, jordanianos e egípcios em seus bazares, e também contará com workshops para os profissionais da moda, manicures para os visitantes e palestras sobre tudo de moda. L’Aterlier Nawbar, Roni Helou e Dina Shaker são alguns dos grandes designers em exibição.

“Estamos fazendo isso para ajudar os designers libaneses que não estão ganhando nada agora devido à recente explosão no Líbano”, diz ele. “Nós os trazemos aqui de graça para que possam vender seus produtos. Não estamos cobramos, e eles terão a oportunidade de lucrar e vender seus designs. Temos também empresas de alimentos e bebidas de primeira linha nos servindo”, afirma.

O sucesso de Mokbel é realmente independente. Ele afirma que isso é orientação divina, e que essa bênção permitiu que ele fosse um dos maiores empreendedores de entretenimento do Oriente Médio. Ele tem um ótimo olho ao organizar os melhores shows e eventos da área, e quando é chamado para fazer algo, as suas engrenagens já estão girando em sua cabeça, e a visão desejada vem rapidamente com todos seus detalhes.

“Comecei minha carreira como garçom, depois bartender, depois supervisor de hotel, passei para arrumação e depois para recepcionista”, lembra. “Já passei por todas as posições.” Em 2003, ele estava trabalhando para a Sky Management nas unidades em Beirute, Dubai e Abu Dhabi. A empresa abriu um empreendimento no Egito em 2009. Foi quando ele teve a ideia de seguir com eventos e quando soube que havia encontrado uma vocação. “Foi aqui que estabeleci um sentido de organização. Durante a jornada nesta empresa, fizemos alguns grandes eventos com 10 mil a 20 mil pessoas e percebi que gostava muito de organizá-los. Abri meus próprios bares e restaurantes e vim para o Egito definitivamente em 2017. Fundei a Venture Lifestyle, onde continuo a exercer minha necessidade por organizar eventos.”

Além de fazer eventos de moda como o Fashion Central e trazer designers de renome para o Cairo, alguns dos outros clientes de Mokbel são Samsung, El Gouna Film Festival e o bilionário egípcio Naguib Sawiris. “Eu faço muitos eventos no Egito e fiz o show de Jennifer Lopez no ano passado. Tínhamos planejado trazer Shakira, Maluma, Drake e Akon, mas todos eles adiaram devido à pandemia.”

LEIA MAIS: Arezzo anuncia compra de rede de moda Reserva em operação de R$ 715 mi

No ano que vem (se a pandemia já tiver passado), Mokbel planeja organizar a Cairo Fashion Week, onde fará um desfile de moda sob as Grandes Pirâmides de Gizé. O estilista libanês Zuhair Murad já assinou contrato para fazer o desfile. E esperamos que o famoso designer libanês Elie Saab também estará participando.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).