7 passos para se tornar um grande líder

É preciso sair do comodismo e estar disposto a administrar sua equipe

Redação

Atualmente, muitos dos jovens profissionais não são bem vistos como líderes em seu mercado de trabalho. Eles não só ficam em um baixo nível hierárquico, como também não têm experiência e habilidades suficientes e, ainda por cima, são inseguros – ou seguros demais – para assumir grandes responsabilidades. Porém, com algumas atitudes corretas, um olhar atento, um grande desejo de aprender é possível refinar as habilidades e até mesmo as tendências.

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Um dos primeiros obstáculos a ser superado é, com certeza, a forma como se é enxergado no mercado de trabalho. É preciso saber que as pessoas apenas passam a ver os outros de uma forma diferente depois do convívio. Portanto, mostre que você é capaz, conduza suas responsabilidades sem grandes tropeços. Depois disso, há muito mais do que se pode fazer para se tornar um líder de sucesso e ainda ensinar aos que provocavam a zombaria.

Veja na galeria de fotos abaixo sete passos para seguir, se esforçar e se tornar um grande líder:

  • Prepare-se antes mesmo de ter que colocar a mão na massa

    Participe de programas voluntários, eventos em clubes ou algo do gênero, sugere Al Coleman, Jr., autor de grandes livros sobre aconselhamento do mercado de trabalho. “Conviva com grupos que estejam dispostos a ensinar, a trocar experiência e oportunidades. E faça isso enquanto ainda não precisar efetivamente entrar no mercado de trabalho”.

  • Faça sua lição de casa

    Estar no escritório é só um momento a mais, é preciso estudar em casa, estar atento as novidades e ir muito além da zona de conforto. “Já são várias as opções de cursos online gratuitos ou de baixo custo que podem auxiliar a mexer em novas ferramentas, aprender novas línguas ou ainda mais”, diz Coleman.

  • Permaneça com a mente de um aluno

    É preciso ser sempre curioso e ansioso para obter novas informações e ensinamentos. O comodismo pode ser o pior dos seus inimigos dentro do mercado de trabalho.

  • Identifique as áreas da empresa onde você possa ser mais útil

    É preciso admitir que você não é o melhor profissional para todas as áreas existentes dentro de uma empresa. Identifique, então, onde as suas ideias melhor se encaixam, onde o seu talento verdadeiramente será um diferencial.

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  • Ofereça o seu auxílio

    Independentemente do seu posto ou cargo, quando alguém precisar de ajuda, esteja disposto a isso. Não é humilhação, muito pelo contrário. Você confirmará o quanto sabe e aprenderá ainda mais.

  • Faça o seu trabalho e obedeça as regras

    Todos sabem que existe uma certa quantidade de trabalho e eles precisam ser feitos por alguém. Há também regras, que existem sempre por algum motivo. Obviamente você pode discordar delas, mas antes de ignorá-las, discuta, argumente e entenda o fundamento de cada uma. Por fim, siga-as. O trabalho de todos será facilitado, atente-se aos detalhes!

  • Comunique-se e conecte-se

    Organize-se para fazer reuniões, converse com sua equipe, não seja um chefe distante. Ser acessível e estar sempre disposto é, sem dúvida, uma grande característica de grandes líderes.

Prepare-se antes mesmo de ter que colocar a mão na massa

Participe de programas voluntários, eventos em clubes ou algo do gênero, sugere Al Coleman, Jr., autor de grandes livros sobre aconselhamento do mercado de trabalho. “Conviva com grupos que estejam dispostos a ensinar, a trocar experiência e oportunidades. E faça isso enquanto ainda não precisar efetivamente entrar no mercado de trabalho”.


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