Como negociar seu salário e conseguir mais que o esperado

Nunca cite números específicos em formulários e em entrevistas pessoais

Compartilhe esta publicação:

Se você está no processo de conseguir um novo emprego, é útil saber quais são as melhores formas de negociar o melhor salário possível. É necessário que os candidatos façam a lição de casa e pesquisem qual a faixa salarial para o cargo que estão concorrendo. Eles devem considerar também as metas salariais e limites, e quais tipos de regalias – como férias, benefícios, horário flexível – eles estariam dispostos a trocar por dinheiro.

Acessibilidade


Autor de livros sobre o assunto, Jim Hopkinson cita uma das regras mais importantes quando o assunto é discussão salarial: o candidato não deve nunca ser o primeiro a citar números em uma reunião ou entrevista de emprego. Segundo o escritor, ao preencher um formulário de emprego é recomendado que no campo de “salário anterior” você escreva “competitivo” e no campo de “salário desejado” você escreva “negociável”. Nunca preencha com um número específico.

Hopkinson também fala sobre como responder às perguntas de salário em uma entrevista inicial. Quando o funcionário pergunta sobre o salário desejado você pode dizer “Bem, eu fiz uma grande quantidade de pesquisas durante a preparação para esta entrevista e o que eu encontrei é que o número variava bastante. Por isso, preciso ter uma visão completa de todas as minhas responsabilidades antes de responder”.

Outra resposta possível para a questão do salário anterior é: “A razão pela qual eu não listei meu salário anterior é que tenho trabalhado como freelancer desde que sai do emprego passado, e a compensação era de cerca de R$ 450.000 anuais”. Se o entrevistador disser que não pode te passar para a fase seguinte sem obter a informação do seu salário anterior, você pode dizer: “Sinto muito, mas o contrato de trabalho que estou sob com meu atual empregador não me permite revelar. Mas tenho certeza que quando chegar a hora de discutir sobre salário, não teremos problema em decidir um número”.

Compartilhe esta publicação: