Descubra quando seu chefe está sendo maldoso com você e sua equipe

Tratamento rude com os funcionários pode prejudicar toda a relação em um escritório

Compartilhe esta publicação:

Imagine que você faz parte de uma equipe de seis pessoas e vocês devem realizar um trabalho para uma empresa, no qual estão se empenhando bastante. Em um dia de manhã, quando vocês chegam ao escritório para finalizar os últimos detalhes, encontram um email do chefe dizendo o seguinte: “Todos os erros que vocês cometem são problemas que a equipe carrega desde o início. É hora de parar de brincar e se tornarem pessoas mais comprometidas e focadas. Acabem logo com isso” e antes de assinar o email destaca: “João e Gisele, eu achei suas “opiniões” vergonhosas”.

Acessibilidade


Crystal Farh, professor assistente da College of Business de Michigan e Zhijun Chen da Universidade da Austrália, analisaram um grupo de funcionários e como ele é afetado pelas atitudes de seus chefes. O resultado foi um artigo publicado no Jorunal of Applied Psychology, chamado: “Beyond the Individual Victim: Multilevel Consequences of Abusive Supervision in Teams”.

Todos nós sabemos qual o tipo de email que nos deixa motivado. Mas existem locais que apresentam chefes abusivos e maldosos que ridicularizam seus funcionários e não dão nenhum crédito por seu trabalho. Se você faz parte de uma equipe que tem esse tipo de supervisor, é provável que se sinta rebaixado. O estudo mostrou que os funcionários que são ridicularizados por seus chefes, tendem a fazer o mesmo com seus colegas de trabalho. “Eles podem começar a ser rudes uns com os outros e isso traz muita negatividade no ambiente de trabalho”, diz Farh.

Para conduzir o estudo, Farh e Chen pediram para os funcionários avaliarem seus chefes em uma escala de 0 a 10 que incluía diferentes tipos de ações abusivas. Saiba então, como saber se seu supervisor é um bom líder ou se ele está tentando te ridicularizar perto de outros.

– Meu chefe faz comentários sobre mim para outros
– Meu chefe me ridizulariza
– Meu chefe é rude comigo
– Meu chefe não me dá crédito pelo meu trabalho
– Meu chefe desconta a raiva em mim
– Meu chefe me culpa
– Meu chefe me ignora
– Meu chefe relembra repetidamente os meus erros

Compartilhe esta publicação: