Como ser um empresário de sucesso

Tolerância ao risco e criatividade são características essenciais

Compartilhe esta publicação:

Jay Goltz, um empresário de Chicago de muito sucesso escreveu um artigo para o NYT sobre o que ele acha que são os atributos necessários para ser um bom empreendedor. Ele listou seis: ambição, criatividade, tenacidade, tolerância ao risco, intuição e personalidade.

Acessibilidade


Em primeiro lugar, tenacidade e tolerância ao risco. Você tem de se levantar todos os dias e fazer um esforço para mover a coisa para frente. É possível perceber que não funciona se a motivação estiver vindo de fora, ou seja, fazer com medo do que vão pensar, etc. Sua tenacidade tem que surgir de dentro de você. Os empreendedores bem sucedidos querem ver o progresso a cada dia, e eles fazem o que podem para que isso aconteça. Quanto à tolerância ao risco, se você está assustado com a ideia de que a cada dia você está basicamente começando do zero (especialmente nos primeiros anos) você não vai ser feliz sendo um empreendedor. Os empreendedores bem sucedidos têm de se sentir razoavelmente confortável todos os dias.

Sobre a criatividade e a intuição: montar um novo negócio de sucesso tem a ver com tomada de decisões, e você não necessariamente tem todas as informações que precisa e fazer as coisas com recursos limitados. E no começo, você sem dúvidas vai entrar em situações em que nada que você tenha feito antes te preparou para resolver o problema ou aproveitar a oportunidade que está na sua frente. Nesses momentos, você tem que estar disposto e capaz de pensar em novas formas de chegar a possíveis soluções.

Goltz caracteriza os empresários como tendo a necessidade de estar sempre obcecados, com fome, ambiciosos. É claro que uma empresa pode ser muito maior e mais rentável se você passar os primeiros anos trabalhando dia e noite, mas pode ser que o resto de sua vida sofra estas consequências. Ao invés de ambição ou de personalidade os empresários precisam de paixão. Eles têm de ser firmes.. Se você se importa profundamente com o que você está fazendo, você quer ter certeza de que será valioso para os clientes, você vai pedir opinião e diálogo sobre se aquilo que você faz está realmente funcionando e como fazê-lo melhor. Pessoas apaixonadas combinam profundo compromisso e profunda curiosidade, e esta é uma combinação poderosa.

Então, se você já pensou em começar seu próprio negócio, pergunte a si mesmo: no que eu tanto acredito, tanto quero fazer, que vou fazer grande esforço para que isso aconteça todos os dias?

Compartilhe esta publicação: