Dizer “não” pode ser o segredo do avanço na carreira

Além de mostrar poder, a palavra indica que você sabe valorizar seu tempo.

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Saber os momentos certos de dizer “sim” – e mais importante ainda, os de dizer “não” – é a característica mais importante de toda sua carreira. Atualmente, exige-se dos funcionários muitas tarefas para realizar em muito pouco tempo. Esta é a importância do “não”.

Acessibilidade


Se você disser “sim” para tudo, seu desempenho certamente vai sofrer. É possível que não consiga entregar tudo. Além disso, diminui o seu combustível, aumenta o nível de estresse e perde o respeito de todos a sua volta. Dizer “não” ajuda em três pontos importantes:

Foco

A atitude ajuda-o a priorizar suas tarefas. Para dizer “não”, você precisa primeiro identificar os pontos que estão ao seu alcance do “sim”.

Senso de controle

De acordo com a “Center of Independent Living”, organização que ajuda pessoas com dificuldades, sentir que está fora do controle pode fazer com que as tarefas mais fáceis pareçam impossíveis aos seus olhos.

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Dizer “não” pode lhe tornar uma pessoa poderosa. Isso mostra para os outros que você valoriza seu tempo e que sabe quais são suas prioridades.

Para muitas pessoas, dizer “não” é difícil. Na maioria das vezes, evita-se negar as coisas pela vontade de agradar os outros e pela vontade de mostrar que é capaz de realizar as tarefas. A boa notícia é que existem algumas formas de dizer “não” de maneira mais sutil.

– Quando alguém pedir para você realizar um trabalho e você tiver tempo, diga que vai pedir para outra pessoa fazer. Assim, o serviço será feito de qualquer maneira. Neste caso, você tem autoridade para pedir.

– Quando alguém pedir para você realizar um trabalho, mas você sabe que não é para você, diga que você irá colocar a pessoas em contato com o funcionário certo para aquele serviço.

– Nem sempre é “sim” ou “não”. Se você não puder realizar o serviço, ofereça fazer algo no lugar. Discuta as melhores saídas ou alternativas.

– O “não” pode vir na forma de “estou muito ocupado agora”. Ofereça-se para realizar o serviço mais tarde, quando seu tempo estiver mais livre. Aprenda a negociar prazos e aprenda a se organizar.

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