Como garantir que seus filhos sejam futuros líderes

O exemplo dos pais é a ferramenta de aprendizagem mais forte que os pequenos têm, portanto, é preciso estar atento para o que se diz e faz para não criar adultos sem a força de liderança

Compartilhe esta publicação:

Pode parecer precipitação demais se preocupar com as futuras inclinações profissionais de seu filho, mas não há como negar o tamanho da influencia das atitudes dos pais no desenvolvimento mental dos pequenos. E nem mesmo todo o amor e preocupação do mundo são capazes de evitar que você impeça seu filho, sem perceber, de ser alguém independente e pronto para liderar.

Acessibilidade


Tim Elmore, especialista em liderança, afirma que os pais prejudicam os filhos mesmo sem notar.  Segundo o autor de mais de 25 livros e fundador e CEO da Growing Leaders, uma organização que mentora jovens para que tornem-se os líderes de amanhã, a superproteção é um dos maiores erros que os pais pode cometer. “Crianças que não brincam ao ar livre ou nunca se machucam não aprendem que adversidades são normais. Elas frequentemente têm fobias quando adultas.”

Apesar de a proteção ser uma das funções dos pais, é preciso saber o momento de recuar. Outro reflexo da superproteção acontece quando as crianças são “salvas” do problema rapidamente, ou seja, não há tempo para que percebam que muitas vezes podem solucionar as situações sozinhas e que é possível enfrentar certas adversidades.

Para Elmore, um grande erro que os pais cometem sem querer é elogiar o filho o tempo todo. Muitos acreditam que isso ajuda a autoestima da criança, mas, na verdade, apenas piora sua atitude. Os pequenos eventualmente percebem que os pais são os únicos os elogiando e que isso não condiz com a realidade. Com o tempo, aprendem a enganar e montar mentiras elaboradas para não terem de lidar com adversidades.

Um jeito simples e eficaz de tentar escapar dessas armadilhas é sempre praticar o que se prega para a criança. O exemplo dos pais é a ferramenta de aprendizagem mais forte que os pequenos têm, portanto, é preciso estar atento para o que se diz e faz para não criar adultos sem a força de liderança.

Compartilhe esta publicação: