Quer ser mais produtivo? Faça uma coisa de cada vez

Quanto mais um funcionário é interrompido, menos produtivo ele vai ser

Compartilhe esta publicação:

Segue um cenário profissional que a maioria das pessoas conhece: você está concentrado em uma tarefa quando seu chefe dá uma nova prioridade Você, então, troca as tarefas. O problema, que muitas vezes é deixado de lado nessas situações, é o quanto de concentração você já perdeu nessa simples troca.

Acessibilidade


Pesquisas mostraram que a troca repentina de tarefas é extremamente prejudicial para a produtividade. Além da distração causada por outras pessoas, seja on-line ou pessoalmente, ocorre uma distração causada por você mesmo. E o mais difícil: as pessoas sempre acreditam que podem fazer duas coisas ao mesmo tempo.

Outro estudo realizado mostrou que mudanças entre afazeres e o pensamento de que é possível fazer várias coisas ao mesmo tempo provocam um cansaço enorme no cérebro. O tempo perdido pode até ser pequeno se isso ocorrer apenas uma vez. Mas, se somar todas as ocorrências na semana, o cenário é outro. De acordo com David Meyer, especialista na área, é possível perder 40% de produtividade nesta ação.

O caminho é simples: se você deseja ser mais produtivo no trabalho, faça uma coisa de cada vez. Parece mais fácil do que realmente é, mas para fazer isso é preciso de foco e também encontrar maneiras educadas de explicar para as pessoas que você poderá realizar a outra tarefa só quando acabar a que está fazendo.

 

Compartilhe esta publicação: