Projetar uma imagem de sucesso pode fazer com que você se sinta um fracasso, diz pesquisa

Hábitos de consumo para compensar a insatisfação pioram também pioram a autoimagem

Compartilhe esta publicação:

Quando nossas expectativas sobre nós mesmos não condizem com a realidade atual, nos sentimos derrotados. Projetar uma imagem de sucesso pode facilitar a quebra da autoestima e desencadear vários comportamentos que agem como uma bola de neve.

Acessibilidade


Uma dessas posturas é consumir para tentar compensar a insatisfação e se sentir melhor. Um estudo feito em 1981, publicado no Basic and Applied Social Psychology, mostrou que estudantes de MBA que não tinham sucesso em relação aos seus colegas, em notas ou ofertas de trabalho, compravam mais objetos de marcas do que os outros.

No entanto, esse hábito de consumir para compensar pode aumentar o sentimento de fracasso de acordo com um estudo publicado no Journal of Consumer Research. As pessoas que fazem isso acabam se sentindo piores e não superam seus pontos fracos. A baixa autoestima influencia também na falta de controle, por isso a bola de neve.

A dica é focar em áreas nas quais você sabe que vai ser bem sucedido. Por exemplo, se no momento sua vida profissional não está do jeito que você quer, foque na sua vida social. Dessa forma, você vai se sentir uma pessoa de sucesso e aumentar o controle sobre o que acontece na sua vida.

Compartilhe esta publicação: