Montar orçamento pode ajudar no planejamento do futuro

Muitas pessoas têm medo de encarar os números de suas contas bancárias

Compartilhe esta publicação:
iStock

iStock

Acessibilidade


Será que o pensamento de monitorar seus gastos a cada mês ou viver de acordo com um orçamento parece tão torturante que você simplesmente não faz? Se assim for, você não está sozinho: mais de 60% dos americanos não mantém um orçamento. E mais uma notícia: você provavelmente está vendo tudo isso de maneira errada.

Recentemente, a especialista financeira Patrice Washington decidiu falar sobre por que tantas pessoas não gostam de orçamento. Ela explicou que tudo começa com a forma como as pessoas pensam sobre o assunto: um fator limitante, uma coisa que vai impedir de fazer aquilo que gosta. Mas essa linha de pensamento precisa ser mudada.

“As pessoas pensam que vão ter de se privar de muitas coisas, mas é muito mais do que isso. É uma questão de disciplina”, conta Washington.  Ela observou que viver de acordo com um orçamento pode realmente melhorar a vida das pessoas porque fornece uma sensação de saber exatamente o que tem na mão para gastar, e assim é possível planejar o futuro.

Pense nisso como uma diretriz para conseguir o que quer, e não um conjunto rígido de regras que está impedindo você de comprar café ou passar uma noite na balada. “Quando eu aconselhava alguém a controlar seus gastos, muitas pessoas mentiam sobre eles”, afirma a consultora. Não se engane e não tenha medo. Coloque os números na sua frente e tente entender o que precisa ser melhorado para que o orçamento caiba no sue bolso.

Compartilhe esta publicação: