10 empreendedores falam sobre a importância de saber contar histórias

Bill Gates, Richard Branson, Sheryl Sandberg são alguns deles

Redação
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Sucesso não é mero sinônimo de reconhecimento ou, muito menos, dinheiro. Tais fatores, aliás, são consequência. Mas o que diferencia mesmo um bom empreendedor de outros é a ampla capacidade de transformar coisas pequenas em grandes, de liderar boas pessoas e fazer delas pessoas ainda melhores, de arriscar e transformar o erro em uma grande história de superação, por exemplo.

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Na carreira de um bom líder, uma característica que, com certeza, predomina é a capacidade argumentativa que cada pessoa tem. Ser convincente e saber contar boas histórias é importantíssimo.

FORBES, então, compilou histórias de alguns grandes líderes que podem inspirar e fazer compreender o motivo pelo qual cada um deles chegou onde chegou. Veja algumas delas na galeria de fotos abaixo:

  • “Hoje, se você pretende ser um empreendedor de sucesso, você precisa saber contar boas histórias”, Richard Branson, fundador da Virgin Group.

  • “Minhas melhores atuações aconteceram quando tive de contar histórias e vender ideias”, Mark Burnett, produtor do The Voice norte-americano.

  • “Eu precisei ser mais honesta e aberta. Eu precisei contar as minhas próprias histórias”, Sheryl Sandberg, COO do Facebook.

  • “O que importa é a forma como você conta a sua história a você mesma”, Amy Cuddy, pesquisadora da Harvard Business School.

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  • “A história de como sua companhia foi fundada sempre será repetida. Até mesmo quando seu time tiver centenas e centenas de pessoas”, Brian Chesky, CEO e cofundador do Airbnb.

  • “Quanto mais não original e inspiradora for a sua história, mais você tem oportunidade de usar a imaginação e transformar qualquer cenário em um outro onde tudo pareça ser possível”, Howard Schultz, CEO do Starbucks.

  • “Histórias têm um poder mágico para mover o coração das pessoas. Quando você quiser transformar o modo de pensar da sua equipe, organizar suas metas, modelar seus objetivos, conquistar investidores ou simplesmente liderar um negócio, você precisa alcançar corações e mentes – e é isso o que as boas histórias fazem”, Peter Guber, CEO do Mandalay Entertainment.

  • “Saber contar histórias é importante! Se você me apresentar seus números de venda e um certificado de MBA, tudo bem. Mas você ainda precisa me contar uma boa história para podermos conversar”, Barbara Corcoran, investidora na Shark Tank.

  • “Se você não consegue explicar algo realmente simples, significa que você ainda não entendeu direito”, Bill Gates, cofundador da Microsoft.

  • “Ter uma história de sucesso não significa apenas conquistar consumidores e ser a maior do mercado. É preciso saber contar a seus clientes como você chegou ali”, Paul Polman, CEO da Unilever.

“Hoje, se você pretende ser um empreendedor de sucesso, você precisa saber contar boas histórias”, Richard Branson, fundador da Virgin Group.

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