9 maneiras para novos líderes se desenvolverem

Pedir feedback para a equipe e fazer autorreflexão são atitudes que melhoram o desempenho

Redação
Compartilhe esta publicação:

Ser um líder não significa que você sabe tudo. Na verdade, os melhores líderes são aqueles que procuram seu próprio caminho e educação. Liderança não é ser um especialista em sua área, mas sim saber como gerenciar e liderar pessoas.

Acessibilidade


VEJA MAIS:Porque a jornada de 8 horas de trabalho não funciona

Melhorar as suas habilidades tem uma relação direta com o desempenho do seu time. Procure maneiras de aprender mais. É possível se aperfeiçoar através da leitura de livros do tema e também pedir um retorno sobre a sua atuação para a equipe.

Veja na galeria de fotos 9 maneiras de se desenvolver como líder:

  • 1. Ouça sua equipe

    Excelentes líderes são conhecidos por sempre procurar feedbacks. Perguntar para os outros, inclusive, para a sua equipe, como está o seu desempenho é uma forma de sempre melhorar.

  • 2. Compartilhe seus conhecimentos

    Se você quer aprender, ensine. Não importa em que ponto você está da sua carreira, há sempre como ajudar os outros com algo que, muitas vezes, eles não sabem e também, provavelmente, aprender algo ou uma visão diferente da sua.

  • 3. Mantenha o equilíbrio

    Um verdadeiro líder sabe balancear o lado emocional e o racional. Se a sua abordagem é focada apenas nos aspectos racionais, os funcionários não se sentem inspirados. Mas se você tentar apenas ser legal e querer fazer as pessoas se sentirem bem é capaz de ninguém mais “respeitar” prazos e funções.

  • 4. Procure um tutor

    É um grande desafio se tornar um chefe sem ter ninguém para te ajudar, aconselhar ou orientar. Procure na sua rede de relacionamentos profissionais alguém que te inspire, tenha experiência e, é claro, esteja disposto a “te ajudar”.

  • Anúncio publicitário
  • 5. Observe, leia e faça consultas com coaching

    Liderança é uma habilidade que pode ser aprendida, apesar de muitas pessoas acreditarem que é necessário nascer com essa habilidade. Um modo comum de aprendermos é quando temos um chefe ruim ou muito bom, que servem como exemplos para o que devemos fazer ou não. Mas as habilidades podem ser melhoradas através de leituras e sessões de aconselhamento com coachings.

  • 6. Faça reflexões

    É bom adquirir o hábito de parar para pensar e escrever quais ações suas deram certo ou não e o porquê disso. Dessa forma, você aprende mais com seus próprios erros e acertos.

  • 7. Faça treinamentos

    Faça programas de treinamento. Com isso, é possível emergir em temas e técnicas de liderança que irão te desafiar, mas serão muito benéficas para o futuro.

  • 8. Faça trabalho voluntário

    Uma maneira muito eficiente de se tornar um bom líder é pondo isso em prática. Entre em instituições sem fins lucrativos, ONGs e se envolva com uma causa que te desperte.

  • 9. Procure ideias inovadoras

    Procure novas fontes de livros e ideias para que você não caia no clichê de informações sobre liderança.

1. Ouça sua equipe

Excelentes líderes são conhecidos por sempre procurar feedbacks. Perguntar para os outros, inclusive, para a sua equipe, como está o seu desempenho é uma forma de sempre melhorar.

Compartilhe esta publicação:

Temas