5 maneiras de acabar com o medo de falar em público

Se distrair e se exercitar pode ser uma boa saída para acabar com o nervosismo

Redação
Compartilhe esta publicação:

O medo de falar em público é uma experiência universal, seja na hora de fazer um discurso para uma plateia, falar com pessoas em uma pequena festa, em uma reunião ou para uma equipe conhecida. O ato de se levantar e falar diante de outras pessoas deixa algumas pessoas envergonhadas porque elas se sentem expostas e isso faz com que seus cérebros cataloguem todas as coisas que podem dar errado.

LEIA MAIS: Como mudar a sua definição de sucesso no trabalho

Acessibilidade


Veja na galeria de fotos cinco métodos para acabar com o medo de falar em público e melhorar não só a sua vida profissional, mas a sua vida pessoal:

  • iStock

    Trabalhe com a aceitação

    Trabalhe em aceitar seu medo, você não vai morrer! Você só vai se sentir um pouco desconfortável e depois ficará melhor. Ficar ansioso ou com medo é um processo finito.

  • iStock

    Controle seus pensamentos

    Confine todas suas preocupações a um período específico de tempo, diga, 30 minutos antes de seu discurso. Qualquer pensamento negativo passível de ser trazido, revirado e até compartilhado com amigos deve ser acolhido. Depois de 30 minutos, esqueça tudo e vá embora. A ideia é se treinar para confinar seus pensamentos catastróficos a um período específico de tempo, contendo-o.

  • iStock

    Foque em sua ansiedade

    Essa maneira pode parecer meio estranha, talvez porque prestar atenção em seus medos agrave o suor nas mãos, a tremedeira e a gagueira ao discursar. Mas, estranhamente, fazer isso pode ter exatamente o efeito oposto.

    Preste atenção quando estiver nervoso, anote seus sintomas e o que serviu de gatilho para que você ficasse desse jeito. Quando você se acalmar, entenda o motivo do seu medo e, da próxima vez que isso acontecer, será uma situação familiar.

  • iStock

    Se distraia

    Toda a ideia de se distrair com algo que não cause danos e que não interfira com a sua preparação para o discurso é bem-vinda quando se está nervoso. Leia um livro, veja um episódio de uma série que goste ou ligue para um amigo descontraído. Você estará muito mais calmo na hora H!

  • Anúncio publicitário
  • Se exercite um pouco

    Horas antes de discursar, saia para correr ou caminhar – não o suficiente para se sentir como se nunca tivesse se exercitado, mas não o suficiente para se cansar demais. Essa técnica funciona para pessoas que se exercitam regularmente. Não tente fazê-la se você é sedentário devido ao risco de se exceder sem querer. Sua adrenalina te dará asas.

iStock

Trabalhe com a aceitação

Trabalhe em aceitar seu medo, você não vai morrer! Você só vai se sentir um pouco desconfortável e depois ficará melhor. Ficar ansioso ou com medo é um processo finito.

Compartilhe esta publicação: