Kanye West mudou a música e a moda. O esporte é o próximo?

Kanye West reuniu uma equipe de atletas de elite do ensino médio para jogar em seu time de basquete Donda Doves.

Brian Roberts
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

Kanye West reuniu uma equipe de atletas de elite do ensino médio para jogar em seu time de basquete Donda Doves

Acessibilidade


Quando Ye, mais conhecido como Kanye West, lançou seu álbum de estreia The College Dropout em 10 de fevereiro de 2004, a música popular mudou.

O álbum foi 3 vezes disco de platina e recebeu várias indicações ao Grammy, mas sua influência superou as vendas.
West pegou tópicos como educação, família, fé e falibilidade e os tornou mainstream, um forte contraste com a bravata que explodiu no início dos anos 2000.

Com sua estreia, ele mudou o léxico cultural. Então, quatro anos depois, ele virou a maré sonora da música popular com o álbum 808s & Heartbreak, em homenagem ao Roland TR-808.

Ao contrário do som comovente de sua estreia, o 808s foi mergulhado na escuridão, fervido em tristeza e marinado no melancólico Auto-Tune. A receita de Ye para o álbum abriu o caminho para a música trap.

A incursão de Ye na moda foi bem documentada, desde seus dias de estágio na Fendi, fundação da Yeezy e parceria com Balenciaga, Gap GPS e outras.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O que levanta a questão: o que vem em seguida? Todos os sinais apontam para o esporte.

Kanye West: Construindo Donda Doves e Donda Sports

Kanye West reuniu uma equipe de atletas de elite do ensino médio para jogar em seu time de basquete Donda Doves como parte de sua nova escola preparatória, Donda Academy, localizada em Simi Valley, Califórnia.

A Donda Academy recebeu o nome da falecida mãe de Ye, Donda West, professora por 31 anos e presidente da Chicago State University.

A escola preparatória de Ye dará bolsas de estudo e terá 60 alunos em seu primeiro ano, de acordo com Dometi Pongo, correspondente da MTV News.

A turma inaugural, muitos dos quais foram os melhores em suas escolas anteriores, inclui muitos jogadores de alto nível da Turma de 2023, de acordo com a Revista SLAM.

Robert Dillingham, natural da Carolina do Norte, é um recruta de 5 estrelas, um dos principais armadores da classe de 2023 e o jogador nº 6 do ESPN 60. Enquanto isso, Zion Cruz, natural de Jersey City, é o segundo armador mais bem classificado do país, segundo o 24/7 Sports. E Javonte Taylor, natural de Chicago como West, é o 4º ala pequeno e 11º no ranking geral da ESPN 60 para 2023.

Outras perspectivas importantes que fazem parte da equipe Donda Doves incluem:

Brandon Branco

Omarion Bodrick

Sete Bahati

Bryce Baker

Jalen Hooks

Chuck Bailey

Braeden Moore

Jacki Howard

Os Doves jogaram em 2 de fevereiro em Miami, 5 de fevereiro em Chicago e jogarão novamente em 2 de março em Los Angeles.

Enquanto isso, no início deste mês, a Donda Sports anunciou via comunicado de imprensa em 1º de fevereiro que o ex-NFL Pro-Bowler, campeão do Super Bowl, e o Tampa Bay Buccaneer Antonio Brown se juntaram à Donda Sports. “Ele se juntará a Ye e [Justin] LaBoy para trazer a perspectiva de um atleta para todos os aspectos da organização”, disse o comunicado.

De acordo com uma postagem no Instagram feita por Brown em 7 de fevereiro, ele atuará como presidente da organização. “Donda é sobre propriedade, empoderamento e descoberta dos próximos super-heróis”, disse ele no post.

Os últimos seis meses são uma mudança emocionante para West, que teve um tremendo sucesso na música e na moda. Só o tempo dirá se ele impacta o mundo dos esportes como na música e na moda. Se o histórico dele é uma indicação, todos os sinais apontam para sim.

Compartilhe esta publicação: