Cosmético já é tão importante para o PIB quanto a cerveja

Setor encerra 2014 com 2% de representatividade no PIB brasileiro, meta cuja previsão era atingir apenas no final de 2016

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O setor cervejeiro responde por 2% do PIB brasileiro, segundo a Cervbrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja). No final do ano, o setor de beleza e higiene pessoal deverá se equiparar ao da popular bebida na representatividade de todas as riquezas produzidas pelo país. A informação é de João Carlos Basílio (foto acima), presidente da Abihpec/Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. A expectativa é que o Brasil atingisse esta marca no final de 2016, mas por conta do crescimento acelerado dos últimos anos, a meta foi antecipada. Em 2009, o setor movimentou R$ 24,2 bilhões (ex-factory, o que significa saído da fábrica para o varejo, sem contar os impostos). Em 2013,  o montante saltou para R$ 38,2 bilhões e deve encerrar dezembro acima de R$ 41 bilhões.

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Embora o crescimento real do setor em 2014 não seja tão grande quanto o do ano passado – previsão de avanço de 4% a 5% ante os cerca de 9% de 2013 -, a beleza continua a ser uma das meninas dos olhos da economia brasileira – esta, por sua vez, não deve evoluir além dos 0,3%. “Fechamos o primeiro semestre com crescimento real em torno de 6%. As vendas diretas têm puxado o setor para baixo. Já o mercado tradicional vai bem, crescendo, batendo recorde. No frigir dos ovos, a gente cai um pouco este ano, mas continua crescendo muito além do PIB. O Brasil, vale lembrar, responde por 25% do market share do mercado global da beleza. Sabia que a cada quatro condicionadores vendidos no mundo um é comprado no Brasil?”, diz Basílio.

Na semana passada, a associação realizou a segunda edição do Prêmio ABIHPEC-Beleza Brasil, uma espécie de Oscar do setor. Abaixo os 16 vencedores de 2014:

Empresa do Ano: GRUPO BOTICÁRIO
Empreendedorismo: CLESS
Exportação – Beautycare Brazil: NATURA
Sustentabilidade: NATURA
Cuidados com a pele do corpo: L´OCCITANE
Cuidados com a pele do rosto: JOHNSON & JOHNSON (com a marca ROC)
Cuidados e Tratamento dos Cabelos: L’ORÉAL BRASIL
Higiene Oral: PHISALIA
Maquiagem: O BOTICÁRIO (com a marca Make-B)
Perfumaria feminina: O BOTICÁRIO
Perfumaria masculina: O BOTICÁRIO
Produtos Infantis: PHISALIA
Produtos Masculinos: L´OCCITANE
Protetor Solar: VALMARI
Transformação Capilar: BRAZILIAN SECRETS HAIR
Perfumista: ROLAND A.J. THEIL
Criação: Make Me Fever Gold (Mahogany)
Casa de Fragrâncias: CAPUANI

 

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