Samsung cria protótipo para aumentar segurança nas estradas

Safety Truck mostra o que acontece à frente dos caminhões para o motorista de trás

Redação
Compartilhe esta publicação:
Divulgação

Divulgação

Acessibilidade


A situação é conhecida: por causa da baixa visibilidade, não é nada fácil ultrapassar um caminhão na estrada, especialmente se esta for de mão única. A Samsung quer usar a tecnologia para deixar momentos como este mais seguros.

O “Safety Truck”, como é chamado, é ambicioso, mas simples. Consiste em instalar uma câmera com visão noturna na frente do caminhão e, atrás, projetar em tempo real o que está sendo filmado em telas. Dessa forma, o motorista consegue ver se é possível ou não a ultrapassagem sem ter de ir à outra pista.

“Outra vantagem deste projeto é diminuir os acidentes causados pelo aparecimento repentino de animais na pista”, publicou a empresa em seu blog oficial. O protótipo foi testado na Argentina, em uma estrada que tem altas taxas de acidente.

O projeto não é operacional, mas a Samsung divulgou que o próximo passo é “fazer outros testes de acordo com os protocolos nacionais e obter as permissões necessárias”. Para isso, a empresa sul-coreana pretende contar com a colaboração do governo argentino e de ONGs locais.

Compartilhe esta publicação: