15 maneiras de os jovens combateram a corrupção

Pequenas atitudes, como monitoramento de gastos públicos, podem ser significativas em um contexto maior

Redação
Compartilhe esta publicação:

Os jovens têm o poder de ajudar a moldar um mundo mais justo. Muitos lutam contra a corrupção e estão fazendo a diferença. Para os que têm interesse em combatê-la, mas não sabem por onde começar, existem dicas para ajudar.

Acessibilidade


LEIA MAIS: As 11 maiores multas corporativas da história

Veja, a seguir, 15 sugestões da Transparency International, entidade que trabalha com governos, empresas e cidadãos para combater a corrupção:

  • iStock

    1. Confira onde vai o dinheiro

    Governos têm uma quantia muito grande de dinheiro público para administrar e isso pode representar um sério risco de corrupção. Ao monitorar os gastos do governo, as pessoas podem ajudar a esclarecer como os impostos do país estão sendo aplicados e ainda expor qualquer tipo de abuso.

  • iStock

    2. Conte os suprimentos

    As escolas recebem muitos suprimentos dos governos, como livros, equipamentos de laboratórios e outros itens para serem usados em sala de aula. Rastrear essa operação não é uma ciência exata. Exige apenas comprometimento e transparência. Descubra quantos bicos de Bunsen, por exemplo, são necessários em um laboratório de biologia e, se o número não bater, questione.

  • iStock

    3. Crie boletins

    Muita gente tem opinião sobre seu governo e os serviços que ele oferece, mas com que frequência ela é publicada? Uma sugestão é coletar os feedbacks dos cidadãos sobre os serviços que eles utilizam. Um único depoimento pode não parecer significativo, mas um conjunto de centenas de milhares deles pode gerar novas perspectivas na performance do governo – e pode, depois, ser compartilhado com a mídia e utilizado pelo público para gerar mudanças.

  • iStock

    4. Use e abuse da tecnologia

    Se você gosta de tecnologia, pode ajudar as comunidades a documentarem casos de corrupção por meio do desenvolvimento de plataformas de avaliações na internet ou de aplicativos mobile. Mídias sociais, em particular, são uma maneira de abordar a corrupção em tempo real.

  • Anúncio publicitário
  • iStock

    5. Recorra a histórias em quadrinhos e ilustrações

    Histórias em quadrinho são uma maneira poderosa de criar consciência sobre métodos anti-corrupção. Por meio de uma combinação de imagens e textos, elas também podem ajudar a provocar um debate – e são fáceis de produzir. Tudo que você precisa é de uma caneta e um papel.

  • iStock

    6. Use a arte em seu favor

    Você pode ser criativo e levar sua luta contra a corrupção para outro nível. Música, drama, poesia ou dança podem ser utilizados para mostrar aos cidadãos como combater forças negativas da sociedade – como a corrupção – assim como ideias sobre como melhorar sua própria comunidade.

  • iStock

    7. Jogue

    Jogos de tabuleiro são uma forma valiosa e divertida de educação – mesmo para assuntos como corrupção. Eles desenvolvem conhecimento, atitudes e valores e podem ser extremamente eficazes para encorajar o trabalho em equipe e uma ação coletiva.

  • iStock

    8. Pratique esportes

    Qual é o seu esporte preferido? Desde correr contra a corrupção até marcar um gol pela transparência, você pode aumentar a consciência anti-corrupção da sua comunidade por meio do esporte que você quiser.

  • iStock

    9. Participe de grupos de jovens

    Grupos de jovens compartilham a sua desaprovação sobre a corrupção e podem ser encontrados em níveis locais e internacionais. Comunidades diferentes possuem objetivos diferentes, mas elas têm algo em comum: a disposição para falar abertamente sobre a oposição à corrupção e o aumento da consciência sobre seus efeitos adversos na sociedade.

  • iStock

    10. Frequente acampamentos

    Combater a corrupção não precisa ser algo sério. Nos acampamentos, você pode conseguir amigos e colegas para lutar contra ela.

  • iStock

    11. Nunca suborne

    A “moeda zero” é um conceito criado na Índia para combater a corrupção. A nota, igual a uma cédula de verdade, foi criada por uma ONG para constranger funcionários e autoridades corruptos. A iniciativa, batizada de “zero rupee”, estimula os cidadãos a entregarem a nota cada vez que alguém pedir uma caixinha ou propina. A medida mostrou-se uma eficiente maneira de combater a corrupção no país.

  • iStock

    12. Proteste

    Eventos de protestos são uma maneira de os cidadãos e grupos se juntarem em público para mostrar apoio ou oposição em larga escala a uma questão em particular. Protestos, marchas, demonstrações e manifestações podem ser uma ferramenta poderosa para defensores da anti-corrupção.

  • iStock

    13. Crie abaixo-assinados

    Não é difícil, com as ferramentas tecnológicas existentes hoje, coletar uma enorme quantidade de assinaturas de pessoas que apoiam uma determinada causa. Este documento, posteriormente, deve ser entregue a alguém que tenha o poder de tomar decisões e de gerar mudanças.

  • iStock

    14. Fique atento às campanhas políticas

    Políticos podem se candidatar a cargos públicos, mas não deveriam poder se esconder. Durante o período que antecede as eleições, eles ficam em destaque e este é um bom momento para prestar atenção em suas campanhas e promessas. Você pode pedir para seus candidatos locais assinarem um compromisso contra a corrupção ou para concordarem em tomar atitudes específicas para interromper a prática. Eles podem, por exemplo, se comprometer a não comprar ou vender votos durante a eleição, uma forma muito comum de corrupção.

  • iStock

    15. Monitore o período das eleições

    Tuítes, mensagens, emails. Nunca foi tão fácil e rápido monitorar as eleições pelo celular. Por meio de um crowdsourcing online, você pode fazer o mundo saber de irregularidades eleitorais no seu país com apenas alguns cliques. Algumas informações podem até ser representadas em um mapa online interativo, permitindo que você também veja o que outras pessoas da sua comunidade estão reportando.

iStock

1. Confira onde vai o dinheiro

Governos têm uma quantia muito grande de dinheiro público para administrar e isso pode representar um sério risco de corrupção. Ao monitorar os gastos do governo, as pessoas podem ajudar a esclarecer como os impostos do país estão sendo aplicados e ainda expor qualquer tipo de abuso.

Compartilhe esta publicação: