• Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • RSS
  • LISTAS
  • CARREIRA
  • FORBESLIFE
  • NEGÓCIOS
  • VÍDEOS
  • COLUNAS
  • UNDER 30 2019
  • BRAND VOICE
  • ASSINE
  • ANUNCIE NA FORBES BRASIL
  • FALE CONOSCO
  • SOBRE A FORBES
  • TERMOS E CONDIÇÕES
Últimas Notícias
  • [ 10 de dezembro de 2019 ] Democratas revelam acusações e Trump é o 4º presidente dos EUA a enfrentar impeachment Colunas
  • [ 10 de dezembro de 2019 ] Locaweb prepara IPO, usará recursos para aquisições estratégicas Negócios
  • [ 10 de dezembro de 2019 ] Ibovespa fecha em queda à espera de novidades sobre EUA-China Negócios
  • [ 10 de dezembro de 2019 ] Dólar fecha em alta ante real após 6 quedas seguidas Negócios
  • [ 10 de dezembro de 2019 ] Entregas da Boeing caem pela metade nos primeiros 11 meses de 2019 Negócios
InícioColunasComo a Mary Kay transformou o carro rosa em um objeto de desejo

Como a Mary Kay transformou o carro rosa em um objeto de desejo

Laís Campos
6 de setembro de 2019 Colunas
Foto Divulgação
Carros cor-de-rosa da Mary Kay estacionados no Transamerica Expo Center, local do evento de pré-lançamento da nova base anti-idade da marca, em 16 de agosto de 2019

Resumo:

 

  • O programa “Troféu sobre Rodas”, que premia consultoras da marca de beleza Mary Kay com carros cor-de-rosa, teve início oficialmente em 1969 nos Estados Unidos e em 2000 no Brasil;
  • Inicialmente, eram premiadas com um automóvel apenas as cinco melhores diretoras independentes;
  • Atualmente, no Brasil, não há limitação de veículos ou vencedoras;
  • De acordo com a vice-presidente de marketing da Mary Kay, Shana Peixoto, o programa de reconhecimento visa incentivar que as consultoras se desafiem constantemente para alcançar novos patamares e desenvolvam um negócio de sucesso.  

Em 1967, Mary Kay Ash comprou um Cadillac e solicitou que o veículo fosse pintado na mesma cor de seu estojo compacto de maquiagem: rosa. A atitude, que poderia ser apenas um capricho corriqueiro de uma fã da cor, acabou se mostrando um olhar visionário, que, futuramente, impactaria a vida de muitas profissionais da marca de beleza homônima fundada por Mary Kay, em 1963.

VEJA MAIS: Como John DeLorean inventou o carro dos sonhos de “De Volta para o Futuro”

A aquisição de Mary Kay despertou nas consultoras o desejo de ter um carro igual. Dois anos depois, em 1969, surgiu oficialmente a primeira edição do programa batizado como “Troféu sobre Rodas”, nos Estados Unidos, que premiava as cinco melhores diretoras independentes (as quais ocupam um patamar no plano de carreira autônoma da empresa em que formam equipes e as lideram para alcançar e ultrapassar metas), com um carro cor de rosa a fim de reconhecer sua força de vendas. O presente, que, no Brasil, começou a ser entregue em 2000 (dois anos após o início da operação no país) e tem 11 mil carros no mundo atualmente, comemora, portanto 50 anos.

Segundo a vice-presidente de marketing da companhia no Brasil, Shana Peixoto, o prêmio automotivo não só foi um facilitador de logística, mas também permitiu que as mulheres pudessem se desprender das amarras sociais no momento do início do programa. “No segmento de vendas diretas, é preciso fazer entregas constantes dos produtos para as clientes, e muitas consultoras dependem de transporte público. Portanto, o carro instituído por Mary Kay como uma premiação de reconhecimento não deixa de ser um instrumento de negócios para o desenvolvimento profissional dessas mulheres”, diz Shana.

Pela maneira como as consultoras da marca se comportam ao lado do carro e pelo fato de muitos conseguirem reconhecer o automóvel colorido como símbolo da empresa, o programa é um feito para ser exaltado. No mês passado, a fim de divulgar o pré-lançamento do que a Mary Kay chamou de sua maior novidade de 2019, a empresa organizou um evento com foco na reformulação de uma base anti-idade em 26 tons diferentes, onde as colaboradoras faziam fila para uma selfie ou foto ao lado de um veículo destaque. De acordo com Rosana Bonazzi, a vice-presidente comercial da Mary Kay no Brasil, esta foi a primeira vez na qual reuniram-se, em uma cerimônia específica, somente as diretoras de vendas da Mary Kay, ou seja, aquelas que lideram equipes com o objetivo de alcançar e ultrapassar metas.

Foto Divulgação
Fundadora Mary Kay Ash, ao lado de seu Cadillac cor-de-rosa, em 1969 (foto editada)

Para Shana, a cor do carro, apesar de ter sido escolhida por conta do tom da paleta de maquiagem levada na bolsa da fundadora, causa impacto. “Hoje, podemos imaginar que, se uma mulher chegasse em casa com um carro zero naquela época, quem provavelmente o utilizaria seria o marido. Acredito que o fato de a cor ser rosa permitiu que o veículo ficasse efetivamente na mão da consultora de beleza que estava desenvolvendo o negócio. Assim, o machismo se voltou a favor do programa”, declara.

Ao longo de sua história, o “Troféu sobre Rodas” passou por transformações. Durante a maior parte de sua existência, o reconhecimento oferecido era um carro, todavia, foi criada recentemente uma vertente chamada “Troféu sobre Sonhos”, que disponibiliza uma quantia em dinheiro mensal para que a ganhadora possa escolher o veículo de sua preferência e pintá-lo da cor que quiser. Segundo Rosana, embora algumas consultoras optem ainda por investir o dinheiro de outras formas e realizar um sonho diferente, a maior parte delas, mantém a escolha do automóvel. “Hoje nós temos cerca de mil carros no Brasil, e eu acredito que posso contar nos dedos de uma mão as diretoras que não compraram o carro e não o pintaram de cor de rosa”, afirma a executiva.

Os critérios de seleção das consultoras a serem premiadas também mudaram com o passar do tempo, uma vez que, quando foi instituído, o programa premiava apenas as cinco melhores. Atualmente, não existe uma limitação de carros ou de ganhadoras. Mas é necessário alcançar um patamar específico de vendas durante um período de tempo. E, como o reconhecimento está atrelado ao desempenho, se o profissional não mantiver de forma consistente a produção mínima que dá direito ao uso do carro, pode eventualmente perder o benefício.

Foto Divulgação
O Chevrolet Cobalt é um dos modelos de carro pintado com o rosa icônico da Mary Kay

Segundo Shana, quando o programa chegou no Brasil, houve uma reação “de amor imediato”.“Cada vez mais o veículo passou a ser associado à marca, então, todo mundo que bate o olho e vê um carro rosa, lembra imediatamente da Mary Kay”, diz ela. A executiva também explica que o prêmio virou um objeto de desejo porque ele carrega um forte significado de dedicação ao negócio e símbolo de realização profissional. “Eu brinco que, quando você vê o automóvel, pode ter certeza que atrás dele tem uma mulher de sucesso que leva o negócio bem a sério”.

Shana diz que é errônea a impressão do público de que o reconhecimento é uma estratégia de marketing. “As pessoas acham que é proposital, como uma forma de divulgação da marca, mas na verdade não é. É um reconhecimento para as melhores consultoras”, afirma.

VEJA TAMBÉM: 11 celebridades que investem fortunas em carros de luxo

O propósito das premiações, segundo a executiva, não só é reconhecer o trabalho, mas também esclarecer às profissionais que elas não competem com as outras e sim com si próprias. “Ao desenvolver um pequeno negócio, é preciso que as consultoras acreditem que o céu é o limite. Para isso, é necessário estabelecer métodos que as ajudem a vislumbrar isso. Esses programas de reconhecimento, portanto, visam que elas se desafiem a alcançar constantemente novos patamares”, diz Shana.

Com posição de destaque no mercado de cosméticos, a Mary Kay teve, em 2018, faturamento global de US$ 3,5 bilhões de dólares. No mundo, são mais de três milhões de consultoras de beleza e centenas de milhares no Brasil (a empresa não quis revelar o número exato).

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).

Navegação de Post

8 melhores e mais marcantes perfumes femininos
CEO da Nikola Motor Co. fica bilionário com caminhões movidos a hidrogênio
  • automóvel
  • carro cor de rosa
  • carro Maty Kay
  • catálogo
  • consultora de beleza
  • cosméticos
  • diretoras de vendas
  • empoderamento feminino
  • empreendedorismo
  • equipe
  • Laís Campos
  • maquiagem
  • Mary Kay
  • negócios
  • prêmio
  • reconhecimento
  • troféu
  • Troféu sobre Rodas
  • veículo
  • vendas

Escolhas do editor

  • Getty Images /Hero Images
    3 sinais de que você deve se demitir depois do primeiro dia de trabalho
    28 de novembro de 2019
  • Reprodução Forbes
    10 equipes mais valiosas da Fórmula 1
    27 de novembro de 2019
  • gettyimages-Siriwat-NakhaEyeEm
    Quanto custa viver como as pessoas mais ricas do mundo
    27 de novembro de 2019
  • Saiba como sua maior inaptidão pode trazer sucesso
    21 de novembro de 2019
  • 10 lideranças regionais pelo Brasil
    20 de novembro de 2019

Vídeos

Leia também

  • Jonathan-Ernst_Reuters
    Democratas revelam acusações e Trump é o 4º presidente dos EUA a enfrentar impeachment
    10 de dezembro de 2019
  • GettyImages/d3sign
    Locaweb prepara IPO, usará recursos para aquisições estratégicas
    10 de dezembro de 2019
  • Paulo Whitaker/Reuters
    Ibovespa fecha em queda à espera de novidades sobre EUA-China
    10 de dezembro de 2019
  • Dólar fecha em alta ante real após 6 quedas seguidas
    10 de dezembro de 2019
  • GettyImages
    Cofundador do Alibaba investe US$ 10 milhões em time de eSports
    10 de dezembro de 2019
  • Gary He/Reuters
    Entregas da Boeing caem pela metade nos primeiros 11 meses de 2019
    10 de dezembro de 2019
  • Nike/ Divulgação
    Nike atende pedido da muçulmanas e lança hijab em roupa de banho
    10 de dezembro de 2019
  • Kiko Cabral
    Parcerias e comandos de voz são o futuro do streaming, diz CEO do Telecine
    10 de dezembro de 2019
  • Reuters
    Maior parte de recursos para compra de sítio em Atibaia pode ter saído da Oi, diz Lava Jato
    10 de dezembro de 2019
  • iStock
    Cautela antes de reuniões de política monetária eleva dólar ante real
    10 de dezembro de 2019
  • Getty Images
    MPF cobra devolução de mais de R$ 21 bi por fraudes no BNDES em benefício da JBS
    10 de dezembro de 2019
  • Com a Libra Zuck, é um herói
    10 de dezembro de 2019
  • Divulgação
    O futuro conectado do Brasil: os próximos 25 anos
    10 de dezembro de 2019
  • Delmaine Donson/ Getty Images
    Ofensiva dos EUA derruba OMC da posição de juiz global
    10 de dezembro de 2019

Siga-nos no Facebook

  • Anuncie na Forbes Brasil
  • Assine
  • Fale Conosco
  • Sobre a Forbes
  • Termos e Condições

Copyright © 2018 | Forbes Brasil

Aviso adblocker!

Jornalismo de qualidade é fruto de profissionais qualificados e estrutura de ponta. Para oferecer isso aos leitores, de graça, é preciso muito investimento. O conteúdo de Forbes é monetizado por meio de publicidade. Por favor, desligue seu adblocker e nos ajude a levar o melhor conteúdo até você.