Sony trabalha em assistente de voz para o PlayStation 5

Getty Images
A função, semelhante a Siri e Alexa, tem patente registrada

Resumo:

  • A Sony registrou uma patente de um assistente de voz para o PlayStation 5, que deverá ser lançado em breve;
  • Ainda não se sabe se a função, chamada de Playstation Assist, estará no videogame da Sony;
  • A tecnologia será capaz de fazer pesquisas e encontrar itens dentro dos jogos.

Com o lançamento do PlayStation 5 se aproximando, a Sony está procurando maneiras de destacar seu próximo console na comparação com o Xbox. Uma patente registrada indica que a empresa está trabalhando em um assistente de voz, como a Siri e a Alexa.

LEIA MAIS: Sony revela detalhes de seu próximo console

A função está sendo chamada provisoriamente de PlayStation Assist. Com o assistente, é possível perguntar sobre aspectos do jogo enquanto estiver nele, como localização de itens. Você também pode pedir ao Assist que o ajude a agendar um horário para jogar com os amigos, descobrir o que eles estão jogando ou aprender sobre as melhores estratégias nos games.

“Por exemplo, quando um jogador não consegue progredir no jogo, ele pode pedir ajuda”, descobriu o analista Daniel Ahmad enquanto lia a patente. “A consulta pode ser em qualquer formato ou com uma combinação deles, incluindo áudio, texto, vídeo etc.. O servidor de assistência do game está configurado para responder às respostas modeladas com base no contexto em que o jogador está no jogo a partir do qual a consulta foi apresentada”.

A Sony dá indícios na patente que o Assist pode fornecer “uma conversa em andamento com um assistente de jogo automatizado (por exemplo, um mordomo navegador de jogos) durante o jogo configurado para fornecer suporte psicológico e informativo ao jogador”. O documento também descreve um dispositivo móvel que acompanha (ou, mais provavelmente, um aplicativo) que pode rastrear os troféus que você ganha, além de estatísticas como por quanto tempo você joga um jogo.

Um registro de patente não é uma garantia de que a Sony lançará o Assist, apenas que há interesse em fazer algo do tipo. Ainda assim, aplicativos de assistente de voz são fascinantes e parecem muito integráveis. Suas possibibilidade são bem mais utilitárias do que só pedir que o Playstation inicie um game.

A Microsoft, é claro, já tem seu próprio assistente de voz, o Cortana (nos computadores), enquanto adiciona suporte a Alexa e ao Google Assistente. Ainda não se sabe se o PlayStation Assist (caso realmente saia) terá o mesmo sucesso da Siri ou do Bixby, da Samsung, mas imaginar isso é no mínimo intrigante.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).