Conheça o método dos 3 potes que vai salvar seu bolso

Getty Images
O que você está fazendo agora importa mais que sua independência financeira?

O ano começou e estamos ansiosas por colocar em prática várias decisões adiadas em 2019. Certamente, você prometeu no pular das ondas físicas ou mentais uma série de mudanças. Algumas, inclusive, já conseguiu implementar. O problema mora no campo das finanças, pois as alterações sempre empacam, simplesmente, porque colocaram em sua cabeça que mulher não sabe cuidar de dinheiro.

Eu diria que o melhor plano de ação para este ano é rever suas finanças. Iniciar uma bela carteira de investimentos é uma estratégia infalível para ter liberdade de escolha.

E como fazer um bom planejamento? Uma ideia para 2020 é traçar um caminho em um ritmo em que as coisas funcionem para você.

Uma pesquisa feita nos EUA revela que a combinação entre economizar e investir faz o nível de confiança feminina aumentar consideravelmente e reduz o nível de ansiedade, um fato que não ocorre nos caso dos homens.

Dar o primeiro passo, ainda que pequeno, vai ajudar você a se sentir bem. Nas próximas 24 horas, tente fazer alguma coisa boa pelo seu futuro.

Por outro lado, pensar que precisa fazer isso de qualquer forma pode ser paralisante. Minha sugestão é que você comece, com poucas ações diárias, o método de organização financeira 50/30/20, que é bem interessante.

Você deve dividir suas despesas em 3 potes:

A) ESSENCIAL
Ele deve comprometer até 50% do seu orçamento se você não paga aluguel ou 60% caso o faça.

B) DIVERSÃO
Este pote deve comprometer até 30% do seu orçamento.

C) INVESTIMENTO
É obrigatório que você destine 20% do seu orçamento para o seu futuro.

Os potes A e B são absolutamente flexíveis, mas o C não é!

A intenção aqui é tirar você das estatísticas: de cada 4 mulheres, 3 serão pobres após 65 anos.

Vamos ao método:

1) Baixe seu extrato bancário e coloque as letras:
E para tudo que for essencial;
D para tudo que for diversão;
I para tudo que for investimento;

2) Levante todas as suas receitas. Tudo!

3) Nos próximos meses, tente viver dentro desses seus potes.

4) Automatize o pote do investimento. Transfira, da conta do seu banco para a conta de sua plataforma de investimentos, os 20% que pertencem ao seu eu futuro. Não deu para começar com 20%? Faça com o que conseguir.

5) Uma vez por mês, compre produtos financeiros.

De novo: esqueça o “Eu preciso fazer isso” e faça como dá, com quanto dá e do jeito que você pode. Não espere até amanhã para cuidar do seu dinheiro.

 

Francine Mendes é educadora financeira para mulheres, economista pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em psicanálise do consumo pela Universidade Kennedy. Apresentadora do canal Mary Poupe, no YouTube, e comunicadora na RiCTV Record.

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).