Cultive seu poder: cursos rápidos (e interessantes) para fazer online

Damircudic/Getty Images
Damircudic/Getty Images

Muita gente anda investindo em educação e cultura durante o período de isolamento social

Enquanto o mundo aguarda em suspense pela flexibilização gradual da quarentena em alguns países, regiões e cidades – sem falar na evolução das pesquisas por uma vacina – o distanciamento social permanece como a ordem do dia. Como já foi dito em nossa série Wellness e quarentena, muita gente aproveitou o tempo em casa para repensar o espaço onde vive e cultivar hábitos mais saudáveis para cuidar e aquietar corpo e mente.

Da mesma forma, há quem anda investindo em educação e cultura. Desde ler um clássico da literatura ou maratonar os filmes de seu diretor favorito até fazer um curso online, porque aproveitar o tempo da maneira mais criativa e produtiva possível não tem contraindicações.

“Minhas aulas online tiveram o dobro da procura e frequência do que o curso presencial”, diz o estilista e professor Lorenzo Merlino, que fala de moda e de arte – e suas correspondências – nas plataformas digitais do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e do Adelina Instituto. Jornalista de moda com especialização em conteúdos digitais, Antonia Petta – colaboradora da coluna – está fazendo um curso aberto de História da Poesia Moderna (em língua inglesa), oferecido pela Yale University: “Tenho preferido assuntos que têm pouco ou nada a ver com moda para alimentar minha cabeça, complementando minha formação e atualização no noticiário fashion cotidiano”, informa.

Os dois me contaram suas experiências como professor e aluna online e me despertaram a curiosidade de conhecer melhor essas opções de curta duração, horários flexíveis, nenhuma necessidade de deslocamento, preços variados – alguns são gratuitos – para enriquecer a mente e cultivar o conhecimento técnico e intelectual.

LORENZO MERLINO: MODA E ARTE AO ALCANCE DE TODOS

Divulgação
Divulgação

O estilista e professor Lorenzo Merlino

Nome conhecido na moda brasileira – participou do line up da São Paulo Fashion Week durante os anos 2000 – Lorenzo Merlino decidiu se afastar das passarelas em 2010 para fazer pós-graduação em História da Arte, na Unicamp – hoje faz doutorado. “Achei que o mercado andava saturado e queria fazer outra coisa”, conta. Passou a lecionar no curso de moda da FAAP e migrou da moda feminina para a masculina sob medida, criando a marca UNY2U.

Este ano, quando a pandemia paralisou tudo, Lorenzo estava com um curso engatilhado no MAM paulistano: “A saída foi transformar as aulas presenciais em videoconferências no mesmo horário que o horário seria dado. Fiquei surpreso com a resposta: mais de 50 pessoas inscritas, quando o normal é cerca de 30, e gente de várias partes do Brasil. Ou seja, é uma maneira de tornar o aprendizado mais acessível”, diz entusiasmado.

Durante a quarentena ele discorreu sobre “Por uma História da Arte LGBTQ+” e, no próximo semestre, vai falar sobre “Histórias da Arte e da Moda” (ainda sem data). No momento, seu curso online é “O Moderno na Arte e na Moda’, através do Adelina Instituto, centro cultural paulistano que oferece diversas opções de cursos através de seu website. Ele faz questão de salientar que mantêm o formato videoconferência, ao contrário dos cursos com vídeos gravados que podem ser acessados pelo aluno a qualquer momento.

Tanto o MAM quanto o Adelina Instituto oferecem vários cursos online. Acesse os links para mais informações:
https://mam.org.br/cursos
https://adelina.org.br/programacao/cursos

ANTONIA PETTA: OLHAR ALÉM DA MODA

Divulgação
Divulgação

A jornalista de moda com especialização em conteúdos digitais Antonia Petta

Antonia Petta, jornalista que decidiu se manter atualizada diante do impacto da tecnologia digital, não fecha os olhos para oportunidades de aperfeiçoamento profissional. “Li certa vez, uma experiente crítica norte-americana de moda dizer em uma entrevista que para escrever bem sobre o assunto é preciso ‘olhar para qualquer coisa que não seja a moda’”.

Ela registrou e obedeceu. Por isso sua curiosidade a levou até o curso Poesia Moderna, da Yale University. “É parte do menu disponível na plataforma de ‘open courses’ da universidade, onde fala-se de astrofísica à Grécia Antiga, passando por filosofia e business”, explica. No currículo, um olhar sobre a obra de gigantes, como W.B. Yeats, Ezra Pound, T.S. Eliot, Elizabeth Bishop e Robert Frost.

Aberto e gratuito, o curso é oferecido há dez anos e ministrado por Langdon Hammer, PhD e crítico, lecionando em Yale desde 1987: “Ele é genial, um sabe-tudo de poesia”, garante Antonia.

Ela também garante estar adorando a primeira experiência como aluna online: “Dá para baixar todas as aulas em vídeos (legendados em inglês) ou utilizar as versões em áudio, acompanhadas de transcrições, além de textos e materiais complementares”, descreve.

E finaliza: “O assunto é fascinante, mas a maneira como o professor aborda, é ainda mais. Ele diz que concorda com Emily Dickinson: ‘se eu sentir que, fisicamente, a parte superior da minha cabeça foi removida, sei que é poesia’. Concordo com os dois”. Para conhecer o cardápio de cursos online da Yale University, acesse:
https://oyc.yale.edu/english/engl-310

6 CURSOS ONLINE PARA ALIMENTAR A CABEÇA DURANTE SUA QUARENTENA

Depois da conversa, fiquei tão animada, que fiz a minha própria pesquisa:

1. Na Fundação Getulio Vargas online, existe o curso de Sustentabilidade Aplicada aos Negócios: Orientação Para Gestores. Clique em “Alerta de Inscrição” para a próxima turma.
https://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos

2. O site de moda voltado para profissionais da área BoF (The Business of Fashion) oferece cursos de História da Moda (com o jornalista e escritor Colin McDowell), Fashion Styling and Image Making (com a lendária editora de moda Lucinda Chambers) e Digital Marketing (com Drew Elliot, diretor criativo da MAC Cosméticos).
https://www.businessoffashion.com/education

3. A Universidade de Coimbra (Portugal) oferece o curso à distância de Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais, destinado para profissionais das áreas industrial, farmacêutica e de beleza. É necessário formação acadêmica.
http://www.ed.uc.pt/educ/curso?id=188

4. Cursos online gratuitos no MoMA (Museum of Modern Art) de Nova York: Fashion as Design, Seeing Through Photographs, What is Contemporary Art?, Modern Art and Ideas.
https://www.moma.org/research-and-learning/classes

5. Cool Hunting Fashion (previsão e detecção de tendências de moda) na prestigiada Central Saint Martins de Londres. Aulas gravadas e através de lives.
https://www.arts.ac.uk/subjects/fashion-business/short-courses/fashion-management/cool-hunting-fashion-online-short-course-csm

6. O portal Masterclass é um verdadeiro supermercado pop de cursos online, com um corpo docente de celebridades: Anna Wintour, Ru Paul, Martin Scorsese, Marc Jacobs, Gordon Ramsay, Serena Williams, Helen Mirren, Spike Lee etc.
https://www.masterclass.com

Não se esqueça: conhecimento é poder. E sucesso.

Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).