Camila Yunes: Os horizontes da arte com propósito

Divulgação
Divulgação

Obra da artista mineira Sonia Gomes

Logo no início de maio, me articulei com a artistas, galeristas e outros agentes do mercado de arte e, juntos, lançamos o Projeto Horizontes, uma iniciativa com o propósito de ajudar as comunidades vulneráveis por meio da venda de obras de arte. Obras estas que foram gentilmente doadas por alguns dos principais artistas e galeristas do Brasil, com a venda integralmente revertida para instituições atuantes na redução dos efeitos do impacto da Covid-19.

O projeto nasceu tendo como intuito ser uma ação duradoura e constante, assim como a arte é na vida de todas as pessoas que a contemplam. A primeira etapa foi concluída com muito sucesso – ajudamos todas as instituições que fazem parte do projeto, mais de dez, e hoje mais do que nunca temos a certeza que é necessário continuar e crescer o nosso “horizonte”.

Convidamos Bernardo Mosqueira para fazer a primeira curadoria. Bernardo é curador e escritor, vive em Nova York, onde colabora com a equipe curatorial da 5ª Trienal do New Museum. Ele é fundador de uma instituição que admiro muito: o Solar dos Abacaxis, voltada para a experimentação em arte, educação e transformação social no Rio de Janeiro.

Em sua curadoria, Camila Yunes trouxe obras de Ana Mazzei, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Carlos Motta, Cildo Meireles, Dalton Paula, Daniel Senise, Gustavo Speridão, Lucia Laguna, Luiz Braga, Marcos Chaves, Marepe, Maria Leontina, Paulo Nazareth, Rodrigo Matheus, Rosana Paulino e Sonia Gomes. Uma seleção incrível!

Cito aqui um trecho de seu texto de curadoria, forte e atual: “Trabalhos de arte são atos de abertura, são construções vivas de passagens (de ida, vinda e encontro) entre o real e o imaginário. A arte torce o olhar, bota em xeque a objetividade. A arte emancipa a produção de subjetividade, alimenta os fluxos de pulsão vital, a arte pode despertar processos micropolíticos revolucionários”.

Sempre acreditei que a arte é uma ferramenta poderosa de transformação e com esse projeto nos unimos porque sabemos que ela pode ir além do horizonte que nós conhecemos e, além de tudo, ajudar muitas vidas.
Acompanhem e apoiem o Horizontes!

Camila Yunes é formada em arquitetura pelo Mackenzie e pela Ecole Nationale d’Architecture Paris Val de Seine. Cursou Sotheby’s em Contemporary Art and Its Market, How the Art World Works e Foundations in History of Art. Trabalhou com sales & liaisons nas Galerias Continua e Nara Roesler e na equipe de produção da Galeria Aveline. Hoje é VIP Representative das feiras Armory Show e ARCO. Foi cofundadora do GoART Art Advising de 2015 a 2018. É a fundadora da KURA.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).