Startup brasileira lança teste digital para detectar Covid-19

Getty Images
Getty Images

Sistema de triagem considera os sintomas, hábitos e dados fisiológicos de cada pessoa

A healthtech paulista Heart Care anunciou, no início do mês, um teste digital capaz de indicar a probabilidade de o usuário estar contaminado com o novo coronavírus, qual é o seu nível de risco e como proceder a partir do resultado.

Para chegar ao diagnóstico online, a startup desenvolveu um protocolo de triagem baseado em perguntas e respostas de múltipla escolha que considera os sintomas, os hábitos e os dados fisiológicos de cada pessoa. Em seguida, o sistema interpreta os dados e indica uma resposta individualizada, em tempo real.

“O conjunto de dados individuais coletados vai alimentar um poderoso banco de dados. Esse big data pode e deve ser usado por gestores públicos e privados para decidir as melhores estratégias de atuação diante da Covid-19”, diz Daniel Santos, idealizador do projeto. Ele conta que a empresa foi criada com o propósito de mapear a saúde da população muito antes da pandemia “pelo simples fato de que ninguém sabe, ao certo, o que acontece com a saúde do brasileiro”. “Não há dados sólidos e devidamente compartilhados em nenhuma esfera, nem dentro de uma empresa privada e muito menos no poder público.”

LEIA MAIS: Novavax recebe doação de US$ 388 milhões para desenvolver vacina contra o coronavírus

O advogado e cofundador da startup João Raupp explica que o teste, o diagnóstico e as orientações relacionadas à Covid-19 se baseiam nas diretrizes da OMS e nas descobertas mais recentes dos principais órgãos de pesquisa e saúde do Brasil e do mundo, sob a supervisão do médico Helio Castello, especialista em gestão executiva de saúde e head de cardiologia intervencionista no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Nos próximos dias, serão lançadas versões em inglês e espanhol do teste. Antes da pandemia, o app de saúde já era usado em 149 países.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).